Ei, quanto tempo/esforço você está dedicando para não perder os clientes da sua contabilidade? Caso você ainda não tenha resposta para essa pergunta, saiba que a retenção de clientes é extremamente importante para que você possa aumentar os lucros do seu escritório de contabilidade.
Veja só, embora as campanhas de marketing para a atração de novos clientes sejam fundamentais para qualquer empresa, elas precisam caminhar lado a lado com a aplicação de estratégias de retenção de clientes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Bain & Company, aumentar as taxas de retenção de clientes de uma organização em 5% significa aumentar os lucros em 25% a 95%.
Além disso, vale lembrar e ressaltar que a fidelização do seu cliente é uma estratégia mais lucrativa. Afinal, conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um cliente satisfeito.
O que é a retenção de clientes na contabilidade
A retenção de clientes nada mais é do que o conjunto de estratégias e ações que uma empresa é capaz de adotar para manter os clientes atuais, incentivando-os a continuar utilizando seus produtos e serviços.
Ao contrário daquilo que acontece na captação de novos clientes, o foco da retenção está em manter aqueles que já conhecem e confiam no trabalho da sua empresa, criando relacionamentos duradouros e leais.
Esse processo pode ir desde o oferecimento de um atendimento eficiente e qualitativo até a entrega de experiências que atendam ou superem as expectativas depositadas pelo cliente.
Investindo em retenção, o escritório contábil e contador não só vão conseguir reduzir os custos de aquisição de novos clientes, mas também vão garantir uma base estável e recorrente de receita, fator crucial para o crescimento a longo prazo.
Encantar para diferenciar na contabilidade
O encantamento é aquilo que diferencia um contador de seus concorrentes. E você sabe o que é considerado encantamento no setor da contabilidade? Vamos lá, isso envolve ir além das expectativas depositadas pelos clientes. E isso pode se manifestar de várias formas, como:
- Atendimento personalizado;
- Acompanhamento constante;
- Antecipação de possíveis problemas;
- Entrega de soluções proativas;
A partir do momento em que o cliente sente que suas necessidades estão sendo atendidas com atenção e cuidado, ele passa a enxergar um valor além do “simples” serviço contábil.
Este é o ponto onde o encantamento acaba gerando impacto, uma vez que os clientes encantados tendem a se tornar defensores da marca. Além de permanecerem fiéis, eles também vão recomendar o serviço a outras empresas e colegas.
Conte com a tecnologia para aprimorar o atendimento na contabilidade
A transformação digital está revolucionando a forma como os serviços contábeis estão sendo entregues. Atualmente, diversas tarefas que antes levavam horas e horas para serem realizadas, podem ser feitas de maneira automática.
O ganho de tempo pode ser convertido em um atendimento mais próximo, além de um suporte melhor. Veja só: plataformas de certificação digital possibilitam que os contadores ofereçam mais agilidade e segurança aos seus clientes. Além disso, os contadores também podem utilizar softwares de gestão contábil que facilitam a comunicação e o acompanhamento de relatórios em tempo real.
Através dessas ferramentas, os contadores conseguem se concentrar em fornecer uma experiência mais completa ao seu cliente, deixando de lado tarefas e processos manuais e focando na consultoria e no acompanhamento estratégico, que são aspectos que realmente encantam o público.
A combinação de tecnologia e atendimento personalizado agrega valor ao serviço contábil e melhora a percepção de qualidade.
A comunicação precisa ser clara e frequente
Para finalizar, lembre-se que a comunicação é uma etapa fundamental para encantar seus público.
Diversos clientes de serviços contábeis acabam se queixando da falta de clareza ou de atualizações insuficientes a respeito de suas demandas. Por isso, mantê-lo sempre informado, explicando todas as etapas do processo e reportando de forma clara e acessível, traz confiança e conforto.
Veja só, um contador é capaz de programar relatórios mensais, e explicar em termos simples a situação financeira da empresa, mostrando aquilo que foi realizado e quais são os próximos passos. Um outro ponto importante é a transparência: Afinal, quando o cliente sente que o contador está disposto a esclarecer todas as dúvidas e prestar suporte, ele tende a valorizar ainda mais o relacionamento.