Já é de conhecimento de todos que, atualmente, a tecnologia automatiza os processos e facilita o acesso a informações. Sendo assim, a diferenciação das empresas contábeis vai além dos serviços tradicionais.
Hoje em dia, os contadores não são mais vistos somente como profissionais que realizam cálculos e fecham balanços. Afinal, eles desempenham um papel estratégico, auxiliando empresas de todos os portes a tomarem decisões financeiras e administrativas de maneira mais assertiva.
Nesse contexto, podemos afirmar que o atendimento personalizado se tornou um diferencial essencial, tanto na captação de novos clientes quanto para garantir a retenção dos atuais.
Atração de novos clientes
Vamos lá, a captação de novos clientes no ramo da contabilidade tem se tornado cada vez mais desafiadora devido à forte concorrência e às novas exigências do mercado. Nos dias de hoje, uma abordagem de atendimento padronizada, onde todos os clientes recebem as mesmas soluções, pode ser vista como uma prática ultrapassada. Afinal, os empresários procuram por contadores que entendam as particularidades de seus negócios e ofereçam soluções alinhadas com suas expectativas.
Pense em um escritório contábil que trabalhe com pequenas e médias empresas do setor de tecnologia. As necessidades dessas empresas são diferentes das de um comércio varejista ou de uma empresa agrícola, por exemplo. Por isso, um contador que presta serviços personalizados, focados nas especificidades de cada setor, acaba demonstrando conhecimento profundo e um amplo domínio das legislações pertinentes a cada ramo.
As vantagens disso? Ele conseguirá atrair empresários que irão enxergar o contador como um parceiro estratégico, e não um simples fornecedor de serviços.
Além disso, lembre-se que a personalização do atendimento pode se iniciar antes mesmo da contratação, ou seja, no processo de prospecção.
Conversas mais consultivas, onde o contador demonstra interesse genuíno em conhecer a realidade do cliente, é um fator crucial para fechar novos contratos.
A empatia e a capacidade de enxergar além dos números fazem com que o empresário enxergue aquele profissional como um aliado para contribuir com o crescimento do seu negócio.
Ofereça um atendimento personalizado
O atendimento de qualidade e personalizado pode representar o diferencial que fará com que o seu escritório se destaque. Aqui, o contador precisa estabelecer processos para responder de forma rápida às solicitações dos clientes, adaptar seus serviços às necessidades específicas de cada um, além de manter uma comunicação constante e transparente.
Além disso, lembre-se que oferecer um serviço de consultoria contábil irá agregar ainda mais valor ao seu atendimento, auxiliando seus clientes a tomarem decisões financeiras mais informadas e estratégicas.
Demonstre um interesse real pelo sucesso dos seus clientes e esteja sempre disponível para esclarecer possíveis dúvidas e oferecer suporte quando necessário. Lembre-se que isso pode fazer toda a diferença no momento de fidelizar os clientes.
Fidelização e Retenção
A retenção de clientes é uma das principais preocupações de todo escritório contábil, por isso, o atendimento personalizado é uma das melhores formas de proporcionar isso. Ao disponibilizar um serviço adaptado às necessidades de cada cliente, o profissional contábil estabelece uma relação de confiança, que é crucial para que o cliente continue contando com seus serviços por muitos anos.
Além disso, o atendimento personalizado é capaz de criar um espaço para um relacionamento contínuo e dinâmico. O contador que acompanha de perto as mudanças na empresa, e adaptar suas estratégias através de soluções proativas, irá se tornar indispensável para o negócio.
A retenção de clientes não é somente sobre o cumprimento de prazos ou a garantia da conformidade fiscal. É sobre agregar valor à operação da empresa.
Veja o seguinte exemplo: pense em uma empresa que esteja em crescimento acelerado e que no momento está passando por uma série de mudanças, como a entrada de novos sócios ou mesmo a expansão de suas atividades.
Um contador que oferece um atendimento padrão pode até chegar a cumprir suas obrigações, porém, dificilmente será visto como um parceiro estratégico. Enquanto isso, o profissional contábil que está atento a essas novas transformações e sugere adequações no regime tributário, novas estratégias de capitalização ou até mesmo orientações jurídicas, acaba se destacando pela proatividade e irá criar um vínculo de longo prazo com o cliente.
Priorize o bom relacionamento com o cliente
Para que um relacionamento possa durar bastante tempo, é necessário cultivá-lo para garantir que o mesmo seja sempre saudável, não é mesmo?
A mentalidade também é válida para as práticas de fidelizar clientes. Para esse fim, certifique-se de:
- Centralizar o histórico de atendimentos em um único lugar;
- Disparar pesquisas de satisfação constantemente;
- Humanizar o atendimento;
- Manter a equipe disposta a atender as necessidades dos clientes;
- Oferecer múltiplos canais de comunicação para atendimento;
- Permanecer mantendo contato periódico;
- Praticar a escuta ativa com seus clientes.