A jornada do cliente dentro de uma Autoridade de Registro (AR)

Compartilhe

A jornada de um cliente dentro de uma empresa é uma das etapas mais importantes do processo de vendas e mapeá-la é essencial para que você entenda como ela acontece e como pode ser ainda melhor.

Índice do texto:

  1. Quem são os clientes?
  2. Onde começa a jornada do cliente em uma AR?
  3. O que o cliente espera?

 

Quem são os clientes da Certificação Digital?

Os clientes da Certificação Digital podem ser muito diversos, como em qualquer outro mercado, mas há alguns padrões que podem ajudar a identificar quem são essas pessoas.

Primeiro ponto, o Certificado Digital é comprado muito mais por conta de compromissos fiscais do que por desejo próprio. Ter isso em mente é de suma importância para o vendedor, já que a venda acaba sendo muito mais “consultiva”, sendo assim, vende mais quem oferecer o melhor atendimento com maior pode de sanar possíveis dúvidas.

Tendo isso em mente, vamos dividir os compradores de certificados digitais em 3 grupos principais:

  1. Clientes que compram para si mesmos

Normalmente são pessoas que compram poucos certificados digitais, sendo e-CPF ou um e-CNPJ em caso de microempreendedores individuais. Não costumam saber muito sobre a utilidade do certificado e, provavelmente foram orientados por um contador.

  1. Clientes que compram para as empresas que trabalham

Nesse caso, o cliente costuma ser um profissional responsável por providenciar os certificados digitais necessários para as outras pessoas que trabalham na empresa.

Geralmente, eles atuam no setor de Recursos Humanos, contabilidades, compras, administração ou TI de uma empresa.

  1. Clientes que compram para comunidades

Esse cliente adquire os certificados digitais em nome de uma determinada comunidade formada por funcionários, associados, clientes ou fornecedores de, por exemplo, escritórios de advocacia, hospitais, prefeituras etc.

 

Onde começa a jornada do cliente em uma AR?

Na grande maioria dos mercados, a jornada do cliente passou a ter seu início nos canais digitais, e isso não é diferente com a certificação digital.

Portanto é essencial que sua AR esteja presente no universo online, com um site bem estruturado e outros canais de comunicação. Sendo os mais usados hoje o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Mas saiba que estar presente digitalmente apenas por estar de nada vale. Pense que os canais digitais são extensões do seu escritório físico, portanto esses canais devem estar organizados, condizentes com sua identidade visual e tudo que for feito por lá tem que ter um por quê bem justificado.

E, todos esses canais precisam de atenção, já que eles dispõem de formas de contato diretas com seu cliente, e não é legal deixar as pessoas sem resposta não é mesmo?

 

 O que o cliente espera de sua jornada?

Vamos falar algumas coisas óbvias, mas são importantes. Relembrando que, normalmente, seu cliente não quer comprar um certificado digital, pois não o deseja, e deve saber pouco ou nada sobre o assunto. Então, o mínimo que ele espera da jornada é entender o porquê e o quê ele está comprando.

Então o atendimento, nos canais digitais ou dentro da sua AR deve sempre se mostrar simpático e disposto a sanar qualquer dúvida, não importa quanto tempo leve esse atendimento. Pense que um cliente de certificação digital satisfeito, vai ficar com sua marca durante anos e anos.

Outro ponto importante é que sua equipe seja de fácil identificação dentro da AR, então um uniforme que respeite sua identidade visual é algo a ser pensado.

Apesar de seus funcionários terem a disposição em ajudar e saberem que irão investir o tempo necessário no atendimento, saiba que o cliente quer resolver seus problemas rapidamente e, essa sensação não se dá por minutos que se passam e sim pelo foco e dedicação ao consumidor. Não é aconselhado conversar paralelamente durante o atendimento.

É claro que falar de pessoas é algo muito amplo e pode parecer superficial, mas esse conteúdo é um bom primeiro passo para você pensar como é e como deve ser a jornada do cliente dentro da sua Autoridade de Registro.

E, caso você queira fazer parte da nossa rede, basta você entrar em contato e vamos construir juntos um mercado ainda maior. Clique aqui e acesse.

 

Sobre a Qualitycert

A Qualitycert concentra diversas empresas de tecnologia e identificação digital. Nossa sólida estrutura nos permite atuar em diversos segmentos com relevância e eficiência, atendendo a vários perfis de pessoas físicas e jurídicas.

Somos credenciados a ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira habilitada para a emissão de certificados digitais ICP-Brasil e para operar como Prestador de Serviço de Suporte para o credenciamento de Autoridades de Registro em sua infraestrutura.

Compartilhe

Preencha o formulário e saiba como ser um revendedor Qualitycert

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3317-7995 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO