As tendências em tecnologia para 2022 visam a proteção de dados e agilidade para mudanças

Compartilhe

Com a proximidade do início do novo ano é tempo de previsões e hoje vamos falar das tendências de tecnologia para 2022.

 

O Gartner Group todos os anos, nessa época, divulga sua lista com tendências de tecnologias estratégicas para o próximo ano. Vale lembrar que o Gartner Group é a principal empresa de pesquisa global e que, além de realizar pesquisas, realiza aconselhamento para todos os tipos de empresa, baseado em dados para que as organizações possam tomar decisões estratégicas mais assertivas.

 

O último relatório divulgado “Technology Trends for 2022” apresenta uma lista de 12 temas principais que os analistas elegeram como tecnologias prioritárias para 2022.

 

Segundo o relatório, as tecnologias que se destacarão em 2022 visam estabelecer a confiança na estrutura organizacional, permitir processos automatizados para promover as mudanças que são repentinas e constantes e aprimorar os recursos digitais para que a empresa tenha capacidade para promover seu crescimento no mercado em que atua.

 

O relatório do Gartner indica que as tecnologias serão voltadas para malha de dados, aplicativos que se conectam com outras aplicações, aplicações e armazenamento em nuvem, tecnologias que promovam a privacidade de dados e soluções para segurança cibernética.

 

Para praticamente todas as tecnologias citadas como tendência, a certificação digital contribuí com os recursos de identificação digital e criptografia que são tecnologias obrigatórias e fundamentais para que a confiança entre as partes seja estabelecida e para que o sigilo das transações seja preservado.

 

Adicionalmente, o uso de certificado digital agrega às transações eletrônicas autoria, integridade, autenticidade, qualificação, confidencialidade, temporalidade conferindo validade jurídica e, portanto, o não-repúdio aos atos assinados pelos certificados digitais, aqui no Brasil.

 

Independentemente do porte ou setor de atividade as empresas do mundo todo já coexistem no meio digital de alguma forma. As empresas que pretendem seguir ativas vão precisar se manter atualizadas em relação ao uso de tecnologia e seguir as boas práticas de segurança da informação. O que não é nenhuma novidade, mas vale ressaltar.

 

A principal recomendação do Gartner é que empresas estejam sempre preparadas para rápidas mudanças. Implementar a digitalização é o primeiro passo a ser dado.

 

Nos últimos dois anos empresas enfrentam situações muito críticas e algumas tiveram suas atividades encerradas por não estarem preparadas para operação de forma remota.  Um dos fatores é que a maioria das empresas que enfrentaram dificuldades não tinham mecanismos para tocar seus processos utilizando o meio eletrônico e de forma segura.

 

Em relação a outros países, aqui no Brasil já estamos muito adiantados quanto ao uso da tecnologia de identificação digital para, por exemplo, o relacionamento contábil e fiscal com os órgãos de governo por meio dos certificados digitais ICP-Brasil. Porém a utilização da certificação digital não deveria ficar restrita ao relacionamento com o governo.

 

 

Por meio dos certificados digitais ICP-Brasil pessoas físicas e jurídicas podem se autenticar e assinar documentos eletrônicos com valor legal e essa é uma das tecnologias de maior abrangência para dar autonomia para as transações de todos os tipos de negócios.

 

Estamos vendo um grande avanço no uso dos certificados digitais ICP-Brasil por profissionais liberais, e empresas de diversos setores da economia como saúde, direito, indústria e comércio que utilizam suas eIDs – Identidades eletrônicas para autenticação forte em sistemas e ambientes físicos controlados e assinatura de documentos. Isso agiliza processos, dá segurança as informações trafegadas, permite a rastreabilidade e ainda reduz custos operacionais.

 

Ainda temos um longo caminho a percorrer em relação a adoção voluntária da tecnologia da certificação digital, mas em alguns segmentos essa adoção já está bastante avançada, e na pandemia do Coronavírus a certificação digital provou ser necessária e muito útil a sociedade.

 

Aqui vão algumas dicas do Grupo Qualitycert para você preparar sua empresa para os próximos anos com base no que publicou o Gartner.

 

  1. Descreva seus processos atuais de assinatura de documentos internos e externo;
  2. Avalie quais são os processos que você consegue migrar imediatamente para os documentos eletrônicos e migre;
  3. Identifique os processos que precisam de validade jurídica e providencie que os signatários envolvidos tenham e usem seus certificados digitais ICP-Brasil;
  4. Faça um cronograma de ações com prazos e responsabilidades para que os outros processos que utilizam documentos impressos sejam digitalizados;
  5. Contrate um serviço em nuvem para rodar suas aplicações e para armazenamento dos seus documentos eletrônicos;
  6. Estabeleça uma estratégia de proteção de dados para segurança das informações;
  7. Pense em prover o máximo de mobilidade com segurança para seus funcionários, parceiros de negócio, fornecedores e clientes;
  8. Determine que os acessos às suas informações corporativas sejam controlados com uso de credenciais de identificação digital seguras e confiáveis;
  9. Proteja todos os dados que estão sob a guarda da sua empresa, principalmente dados que também são acessados por seus fornecedores;
  10. Rastreei sua cadeia de informação e sua malha de dados constantemente.

 

Ao planejar a estratégia de segurança da informação, sua empresa estará assegurando que investimentos e patrimônio acumulado ao longo de sua existência não fiquem vulneráveis pela falta de recursos de tecnologia.

 

Este ano 2001 se falou muito da resiliência corporativa e 2022 será marcado pela agilidade para mudanças e privacidade de dados.

 

Você pode entender tudo sobre o mercado da ICP-Brasil lendo nossos artigos.

 

Boa leitura!

 

Sobre a AC Qualitycert

 

A AC Qualitycert é parte do Grupo Qualitycert, que concentra diversas empresas de tecnologia e identificação digital. Nossa sólida estrutura nos permite atuar em diversos segmentos com relevância e eficiência, atendendo a vários perfis de pessoas físicas e jurídicas.

 

A AC Qualitycert é uma Autoridade Certificadora credenciada à ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira habilitada a emissão de certificados digitais ICP-Brasil e operar com Prestador de Serviço de Suporte para o credenciamento de Autoridades de Registro em sua infraestrutura.

 

Compartilhe

Preencha o formulário e saiba como ser um revendedor Qualitycert

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3317-7995 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO