Confira o que é o certificado digital A1 e seus benefícios

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Com o avanço do ambiente digital como plataforma segura, muitos recursos passaram a ser importantes no cotidiano de empresas e pessoas, que precisam emitir documentos digitais. A segurança é uma prioridade para garantir a transmissão de dados confidenciais e para registrar identidades de maneira confiável. Diante disso, o certificado digital A1 é indispensável.

Esse mecanismo, graças ao seu funcionamento simples, assegura que qualquer pessoa consiga emitir notas fiscais, transmitir arquivos à Receita e assinar documentos em diversas categorias de uso. Independentemente de você representar a si próprio, como autônomo, ou um CNPJ, o certificado digital A1 será de grande utilidade, além de garantir a segurança nas operações.

Neste post, detalhamos melhor esse documento eletrônico, como ele funciona e de que maneira ele se difere de outros tipos de certificados. Confira!

Quais são os tipos de certificado digital e para que servem?

O certificado digital é um documento eletrônico que informa a identidade de uma pessoa física ou jurídica, por meio de um código criptografado, transmitido de uma parte a outra. Assim, na hora de enviar um documento para emitir uma assinatura, por exemplo, é possível que haja uma validação segura sobre ambas as partes que estão se comunicando.

Esse certificado é solicitado em algumas transações, entre as mais comuns, na hora de emitir documentos como notas fiscais e notas de serviço, especialmente por parte de uma empresa. Profissionais autônomos inscritos como Microempreendedores Individuais (MEI), também podem utilizar o certificado digital para emitir notas fiscais de prestação de serviço ou, até mesmo, de venda de produtos.

Esse recurso tem armazenamento digital, mas ele pode aparecer em dois formatos principais: A1 e A3. São diferentes tecnologias, que conferem um uso distinto aos usuários, mas que cumprem o mesmo papel na hora de validar essas atividades digitais. Entender melhor a diferença entre cada um deles é importante, até mesmo, para guiar o processo de seleção entre as opções.

O que é o certificado digital A1?

O certificado digital A1 é, atualmente, a escolha mais recorrente e tradicional entre empresas e pessoas físicas. Ele é frequentemente selecionado como uma exigência por parte dos sistemas de transmissão e emissão de documentos, como as notas fiscais, o que o faz indispensável a setores de contabilidade, além de profissionais liberais. Sua grande diferença em relação ao formato A3, é o fato de ser digital, dispensando qualquer acessório físico.

Com validade de 12 meses, esse certificado tem dois tipos principais: o e-CPF e o e-CNPJ, utilizados para pessoas físicas e jurídicas, respectivamente. Na hora de contratar o serviço, é fundamental realizar a escolha certa, o que garante a sua aplicação da maneira adequada em cada atividade. Hoje, esse certificado pode ser útil de diferentes maneiras entre CPFs e CNPJs.

Para pessoas físicas, o certificado digital A1 é muito adequado para declaração de imposto de renda, ou para emissões de notas fiscais. Já as pessoas jurídicas, precisam desse recurso para emitir documentos fiscais à Receita e gerar notas fiscais aos seus clientes.

Onde fica armazenado o certificado digital A1?

O certificado digital A1 é totalmente digital, ou seja, ele fica armazenado no computador do usuário. Esse recurso é de grande benefício, já que dispensa a utilização de qualquer recurso físico, que geralmente cria certa preocupação para mantê-lo sempre à vista dentro do escritório, por exemplo.

Quando uma empresa ou um usuário contrata o certificado do tipo A1, recebe um link com um arquivo de download. Após baixar, é preciso instalar para garantir que esse certificado esteja no computador, pronto para uso, no momento que for necessário. A partir disso, basta gerar o código que valida esse certificado, sempre que for necessário emitir ou transmitir documentos.

O A1 pode ser utilizado em mais de um computador. No entanto, é necessário realizar a cópia dele para instalar em cada uma dessas máquinas que necessitarão do recurso. Isso garante uma rotina de trabalho mais dinâmica, dando maior autonomia aos funcionários.

Quais são as principais diferenças entre o certificado digital A1 e o A3?

O certificado digital A3 tem um tempo de duração, que pode durar entre 12 até 36 meses. Seu uso é mais comum entre pessoas físicas, mas também atende perfeitamente qualquer pessoa jurídica, seja para emitir notas fiscais, seja para enviar documentos para a Receita Federal. Em relação às questões apresentadas, a principal diferença para o A1 é o tempo de duração, que pode ser maior.

Quanto ao armazenamento, o A3 é bem distinto. Enquanto o A1 é totalmente digital, ficando instalado diretamente no computador do usuário, o A3 é físico, em formatos de cartões ou token.

Quais são os benefícios do certificado digital A1?

O certificado digital A1 tem muitos benefícios importantes que podem ser realmente úteis e decisivos na rotina de trabalho de uma pessoa ou empresa. Conhecê-los ajudará a realizar uma seleção adequada do modelo ideal. Veja a seguir, o que o certificado A1 tem a oferecer como diferenciais vantajosos!

Risco reduzido de perda ou roubo

A rotina em um escritório pode ser confusa, especialmente no que diz respeito à gestão de documentos e ferramentas de trabalho. Por isso, o certificado A1 pode ser a opção perfeita, pelo fato de ser totalmente digital. Em muitos casos, é comum que pessoas precisem deslocar-se de um escritório até suas casas, ou, até mesmo, a outros locais, levando consigo um computador.

O certificado A1 é aquele que traz uma ótima relação prática, se observarmos o dia a dia. Se o usuário precisar levar seu computador para outro lugar, o certificado vai junto, já que fica instalado na máquina. Não há nenhum acessório a mais, gerando riscos muito menores de perda e evitando possíveis prejuízos financeiros e transtornos.

Uso em diversas plataformas

Uma das principais características dos dispositivos e softwares atualmente é serem multiplataforma. Funcionar em vários sistemas é vantajoso e ajuda a tornar a rotina de trabalho mais prática, além de impedir que limitações atrapalhem empresas e pessoas físicas.

Essa característica é fundamental para assegurar que qualquer tamanho de empresa consiga ter a infraestrutura e os recursos básicos para funcionar de maneira correta. Um microempreendedor individual, que trabalha com uma estrutura mínima, por exemplo, não encontra nenhuma limitação para a utilização de um certificado digital.

Mobilidade otimizada

No último levantamento que fez, o IBGE apontou que 3,8 milhões de pessoas trabalham em regime de home office. O número é realmente impactante, mas é importante destacar que ele foi levantado antes de 2020, ano em que a tendência se estabilizou. Isso significa que, atualmente, há muito mais pessoas nesse modelo e elas precisam de recursos que entreguem mobilidade.

Talvez a principal característica do certificado digital A1, seja o fato de ser totalmente digital, dispensando o uso de qualquer aparelho ou gadget externo. Basta instalar no computador e você poderá usá-lo a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso é altamente vantajoso para quem trabalha em regime home office, sem que haja obrigação de idas a um escritório físico.

O certificado digital A1 é importante, até mesmo, para quem não está totalmente remoto em relação a uma base de trabalho. Há muitos profissionais que precisam deslocar-se para ir a reuniões, à sede de parceiros de negócio, entre muitas outras ocasiões. Nesses casos, não estar preso a um dispositivo físico confere a mobilidade que o profissional precisa.

Contratos menores

Pequenos empresários têm rotinas financeiras diferentes de grandes empresas. Por isso, muitos clientes optam por um contrato de menor tempo. O A1 tem duração de apenas 12 meses, podendo ser renovado posteriormente, caso seja de interesse de quem o contratou.

Não estar preso a um fornecedor também é uma questão importante. Fechar um contrato longo pode ser arriscado, especialmente se ele for feito com uma empresa que não presta um suporte adequado aos clientes de certificado digital. Nesses casos, pode ser uma experiência frustrante ter que depender de um serviço de pouca qualidade.

Renovar o certificado digital A1 a cada 12 meses não é uma tarefa entre as mais complexas, principalmente porque o processo costuma ser rápido. Assim, pequenos empresários se comprometem com um período de cada vez.

Segurança da informação

Credenciais no ambiente digital são fundamentais para garantir a segurança na troca de informações digitais. Quando um usuário emite uma nota fiscal ou transmite um documento à Receita, é fundamental que haja uma garantia de que, de fato, é aquele CPF ou CNPJ que está atuando. Controlar essas identidades é uma das funções principais do certificado digital A1.

Infelizmente, toda operação realizada na internet está sujeita a crimes digitais e isso inclui o roubo de dados, além da falsificação ideológica. O uso de um certificado digital é a garantia de que todas as partes envolvidas estão incluídas em um processo seguro, com dados criptografados, que só podem ser acessados por receptor, emissor e órgãos reguladores.

A segurança da informação é uma das bases fundamentais às quais, empresas que têm atividades digitais, precisam ficar atentas. Até mesmo negócios físicos necessitam do certificado digital, já que há a emissão de NF-e e, também, a transmissão de dados fiscais à Receita, o que é feito online, atualmente.

Como obter um certificado digital A1?

Conseguir o seu certificado digital A1, configura um processo realmente simples e ágil, o que é essencial para quem precisa dessa ferramenta. Entenda, a seguir, os principais passos de contratação desse recurso!

Escolha uma fornecedora

Há muitas empresas no mercado que oferecem o certificado digital A1. Elas são desenvolvedoras, ou seja, criam a tecnologia aplicada ao certificado e comercializam aos usuários. É importante entender que essas companhias também devem prestar auxílio aos usuários, com atendimento e suporte especializado, sempre que for necessário.

A AR Qualitycert é uma autoridade de registro com elevada qualidade no atendimento, suporte ágil e apresenta garantia gratuita e com ótimo relacionamento com os seus clientes.

Faça a contratação

A contratação é a parte mais simples do trabalho. Você precisará apenas oferecer alguns dados necessários, como CPF ou CNPJ, endereço e outras informações básicas. Eles são essenciais para o controle, além de garantirem a sua segurança como consumidor.

Com a escolha do certificado digital A1, você receberá todas as instruções de instalação por e-mail, logo após comparecer a um posto de atendimento para realizar a validação presencial. O cliente sempre será informado sobre cada etapa, tornando o processo fluído e simples.

Entre as melhores opções do mercado, a Qualitycert é uma empresa de confiança e com vasta experiência na certificação de empresas e pessoas físicas. Com 13 unidades de validação espalhadas pela região metropolitana de Belo Horizonte, podemos atendê-lo da melhor maneira possível.

O certificado digital A1 pode ser muito útil, independentemente se você é uma grande empresa, um MEI ou somente uma pessoa física. São muitas vantagens na contratação, além de ser uma opção muito prática para o uso cotidiano.

Entre em contato com a Qualitycert agora mesmo e saiba como podemos ajudar com o seu certificado!

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3317-7995 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO