Com Certificado Digital ICP-Brasil é muito mais fácil obter as informações para o IRPF 22

Compartilhe

Hoje, vamos dar algumas dicas de como facilitar a reunião das informações para a entrega da declaração do IRPF – Imposto de Renda de Pessoa Física 2022

A maioria das informações que apresentamos nesse artigo tem como origem o site da Receita Federal do Brasil e incluímos alguns links que achamos importantes para ajudar no preenchimento da declaração do IRPF de 2022.

 Relação de documentos para o IRPF de 2022

Tenha em mãos os seguintes documentos ou salve a versão eletrônica em uma pasta do seu computador, para o caso de você precisar enviar para outra pessoa esses documentos, como o seu contador.

1.     Documentos pessoais: RG, CPF, título de eleitor e comprovante de residência;
2.     Cópia da declaração do IR do ano anterior, que você pode obter no e-CAC;
3.     CPFs dos dependentes: quem possui dependentes legais deve informar o CPF;
4.     Informe de rendimentos: documentos recebidos das fontes pagadoras (salário ou prolabore), agentes financeiros e corretora de valores, por exemplo;
5.     Cópias de recibos e notas fiscais emitidas, se você for prestador de serviço autônomo;
6.     Extrato do INSS: aposentados podem acessar o extrato do INSS no Portal Meu INSS;
7.     Informe de pagamento de contribuições às entidades de Previdência Privada contendo o CNPJ da entidade;
8.     Comprovante de rendimento e pagamento de aluguéis: comprovantes ou recibos dos depósitos bancários;
9.     Recibos de procedimentos médicos e odontológicos – necessário o CNPJ da entidade;

10. Comprovante de gastos com educação: despesas com escolas de ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação ou técnico;

11. Documentos de compra e venda de bens;

12. Documentos referentes a rescisões trabalhistas com valores individualizados de salários, como férias, FGTS e 13º salário;

13. Documentos de outros rendimentos do período, como pensão alimentícia, doações, heranças recebidas no ano, dentre outras.

Onde encontrar as informações para o IRPF 2022?

Um bom início é você baixar a declaração entregue no ano anterior pelo site da Receita Federal do Brasil no Portal e-CAC porque a maioria das informações você já poderá diretamente da fonte. Outro excelente recurso é você baixar a declaração pré-preenchida do ano em curso, também pelo site da Receita Federal do Brasil – Portal e-CAC.

Não basta apenas copiar as informações de um ano para o outro, porque muita coisa pode ter mudado, em particular na sua vida, assim como, uma ou outra regra da Receita Federal por meio das INs – Instruções Normativas, e até mesmo por novas regulações ou alteração de leis que são aprovadas pelo governo em conjunto com o Congresso Nacional.

Por isso, a consultoria de um contador é sempre uma boa alternativa nesse momento, além de ter em mãos a declaração do anterior e a pré-preenchida para o ano em curso será um grande passo para economizar tempo.

Todas as informações em relação às fontes pagadoras, prestadores de serviços de saúde, escola e outros serviços estarão lançadas na declaração pré-preenchida.

As informações financeiras, que são controladas pelo Banco Central do Brasil, podem ser encontradas na plataforma que agrupa dados de todas as instituições financeiras brasileiras.

Vamos, então agora falar como você pode acessar suas informações e também como você faz a procuração eletrônica para que terceiros possam acessar seus dados.

Declaração dos anos anteriores

Basta acessar o Portal e-CAC da Receita Federal do Brasil com  o Certificado Digital  ICP-Brasil  e baixar as declarações dos períodos que você quiser no link: Cópia de Declaração.

Para declarações não disponíveis no Portal e-CAC, a Receita Federal disponibiliza o serviço de Cópia de Declarações pelo atendimento online da Receita Federal – Chat RFB .

Para baixar as declarações pelo e-CAC ou solicitar cópias pelo Chat RFB, você precisará acessar o Portal e-CAC utilizando Certificado Digital  ICP-Brasil.

Se não for possível obter a cópia diretamente pelo Portal e-CAC, solicite a cópia pelo atendimento online ou presencial.

Procuração pré-preenchida

Para os contribuintes que acessam o Portal e-CAC com Certificado Digital  é muito simples e rápido.

Basta utilizar o sistema Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC e clicar em “Baixar declaração pré-preenchida” para obter o arquivo e importar utilizando o programa do Imposto de Renda baixado no seu computador.

O serviço também é disponibilizado no preenchimento da declaração de forma on-line, diretamente no e-CAC e o procurador digital também pode baixar as informações da mesma forma que o titular do CPF.

Algumas divergências ou ausências de dados podem ocorrer se as fontes não tiverem entregado a declaração corretamente por algum motivo e é importante entender que a declaração somente será disponibilizada na forma pré-preenchida se todas as fontes tiverem previamente prestado prestaram essas informações corretamente.

A partir de 2021, também é possível obter as informações pré-preenchidas dos dependentes. Para isso, o dependente deve passar uma procuração digital para o titular da declaração antes de baixar as informações.

Procuração eletrônica

A Procuração Eletrônica ou Digital para acesso ao Portal e-CAC possibilita que outra pessoa que tenha Certificado Digital  ICP-Brasil possa representar o dono do CPF no ambiente de atendimento virtual da Receita Federal.

O titular do CPF pode indicar quais serviços o procurador poderá acessar ou indicar todos os serviços. Nesse caso, utilize a opção “Procuração eletrônica”, que é validada automaticamente. A procuração poderá ser consultada e cancelada a qualquer momento.

A solicitação feita por quem não tem Certificado Digital ICP-Brasil precisa ser validada pela RFB, e acaba sendo um processo mais longo.

Desta forma, o titular do Certificado Digital ICP-Brasil não precisará compartilhar seu certificado com terceiros e isso é um procedimento de segurança, visto que, o que for assinado com o Certificado Digital ICP-Brasil é irrefutável, ou seja, não poderá ser negado pelo seu titular uma vez que a posse do Certificado Digital deve ficar com seu titular recaindo sobre ele toda a responsabilidade civil pela assinatura de atos eletrônicos.

Clique aqui e saiba mais detalhes de como fazer uma procuração digital para acesso ao e-CAC diretamente no site da Receita Federal do Brasil.

Registrato

O que pode ser consultado no Registrato?

  1. Informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome.
  2. Lista dos bancos e financeiras onde você possui conta ou outro tipo de relacionamento, como investimentos.
  3. Indicação das suas chaves Pixcadastradas em bancos, instituições de pagamento e outros.
  4. Consulta a dívidas inscritas em seu nomeno Cadin Federal.
  5. Relação dos seus cheques emitidosque foram devolvidos.
  6. Dados sobre operações de câmbio e transferências internacionaisque você realizou.
  7. Se você não possui conta ativa em um banco, pode emitir a certidão de inexistência de contas em bancos.

Os relatórios são sigilosos e só podem ser consultados pelo contribuinte dono do CPF ou por alguém autorizado por ele, por isso, é sempre bom que o contador tenha uma procuração eletrônica.

Essas são algumas dicas que nós da AC Qualitycert reunimos para você, mas se ainda tiver alguma dúvida sobre o uso do Certificado Digital ICP-Brasil, entra em contato conosco!

Sobre a Qualitycert

A Qualitycert concentra diversas empresas de tecnologia e identificação digital. Nossa sólida estrutura nos permite atuar em diversos segmentos com relevância e eficiência, atendendo a vários perfis de pessoas físicas e jurídicas.

Somos credenciados a ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira habilitada para a emissão de certificados digitais ICP-Brasil e para operar como Prestador de Serviço de Suporte para o credenciamento de Autoridades de Registro em sua infraestrutura.

Compartilhe

Preencha o formulário e saiba como ser um revendedor Qualitycert

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3317-7995 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO