Como checar a validade do certificado digital para se preparar para a entrega do IRPF?

Compartilhe

Num piscar de olhos e você fará a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2022 – Exercício 2021. Então, é sempre bom ir se preparando e organizando suas informações ou as informações dos clientes, caso você seja um contador.

O certificado digital só pode ser utilizado como chave de autenticação, e para assinatura de documentos eletrônicos enquanto estiver válido, dessa forma, ter seu certificado digital válido no momento da preparação das informações e na entrega do Imposto de Renda pode ser muito útil aos próprios contribuintes, assim como aos contadores.

O certificado digital ajuda muito porque com ele se pode baixar a declaração pré-preenchida, acessar as declarações anteriores, consultar o portal do Banco Central – Registrato, para obter as informações financeiras e por fim, com o certificados digitais ICP-Brasil o contribuinte pode fazer a procuração para o contador ou para a pessoa de sua confiança que está trabalhando em sua declaração com liberação imediata após o envio a Receita.

Se você é um contador, o fato de seus clientes estarem com seus certificados digitais válidos facilitará muito seu trabalho de preparar as declarações, principalmente, para atender clientes que deixam sempre a entrega para última hora.

Declarações dos anos anteriores e a pre-preenchidas e para 2022

As informações do que você deve declarar poderão ser obtidas diretamente no portal da Receita Federal do Brasil e-CAC. Isso é uma facilidade que você não deve abrir mão porque, por incrível que pareça, nessa correria que vivemos acabamos nos esquecendo de coisas super importantes, mas a declaração pré-preenchida da Receita acaba por nos lembrar de tudo!

Fazendo a sua declaração pela opção pré-preenchida, você já inicia com diversos campos preenchidos com base nas informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais previamente recebidas pela Receita Federal por fontes pagadoras, instituições imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo.

Esta opção está disponível desde 2014 para contribuintes que acessam o e-CAC com certificado digital ICP-Brasil.

Basta utilizar o sistema “Meu Imposto de Renda”, disponível no portal e-CAC e clicar em “Baixar declaração pré-preenchida” para obter o arquivo e importar para a declaração, utilizando o programa do Imposto de Renda baixado no seu computador.

Em 2020, a Receita Federal adicionou a opção diretamente no programa do Imposto de Renda. Na aba “Nova”, basta clicar o botão “Iniciar Declaração a partir da pré-preenchida”, mas mantendo a necessidade de usar certificado digital para baixar os dados.

Portal do Banco Central Registrato

Registrato é um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre relacionamentos com as instituições financeiras, operações de crédito e de câmbio. O Certificado Digital ICP-Brasil pode ser utilizado como chave de acessos às suas informações.

Procuração eletrônica

Se você possui certificado digital e deseja delegar poderes a outra pessoa, utilize a opção “Procuração Eletrônica” no site da Receita Federal do Brasil que será validada automaticamente.

Você pode indicar quais serviços o procurador poderá acessar ou indicar todos os serviços. Se indicar todos os serviços, o procurador terá acesso até mesmo aos serviços que vierem a ser disponibilizados no futuro.

De qualquer forma, a procuração poderá ser consultada e cancelada, a qualquer momento.

Por que o Certificado Digital possui validade?

A renovação do certificados digitais ICP-Brasil é um procedimento que visa dar segurança aos titulares do certificado e reforçar a relação de confiança junto a sociedade.

A substituição da chave privada pode ser necessária para atualização de componentes tecnologicamente mais avançados ou devido a possíveis mudanças ocorridas nos dados do titular do certificado.

O período de validade do certificado digital é determinado a partir da opção feita pelo titular no momento da solicitação. Atualmente, pelas regras da ICP-Brasil, os certificados podem ter até 5 anos de validade, salvo os certificados emitidos nos navegadores que são os de tipo A1 que tem a validade máxima de apenas um ano.

Como checar a validade do seu certificado digital ICP-Brasil e de seus clientes

A AC Qualitycert disponibiliza um sistema para checar de forma automática e imediata a validade do seu certificado digital e também você pode conferir outros dados, como por exemplo, a que endereço de e-mail ele está vinculado.

Este serviço da Qualitycert permite que você teste o funcionamento do seu certificado digital.

Para isso, é preciso que seu certificado esteja corretamente instalado, assim como as cadeias de certificação. Se for um certificado A2, A3 ou A4, é preciso que o driver do dispositivo também esteja instalado corretamente.

Ao utilizar este serviço, você concorda que tenhamos acesso a todos os dados públicos presentes em seu certificado digital, e que esses dados não sejam fornecidos a terceiros.

Clique em Testar meu Certificado Digital para ser direcionado para a página de teste e faça o login com seu Certificado Digital. É muito simples !!

Emita aqui seu novo certificado digital

Agora que você checou a validade do seu certificado digital ICP-Brasil, já pode emitir seu novo certificado digital pelas nossas plataformas online ou ainda por uma de nossas lojas.

Adquira seu certificado digital ICP-Brasil aqui!

Se você é um contador, compartilhe esse artigo com seus clientes e evite correrias de ultima hora para a entrega da declaração do IRPF.

Sobre a Qualitycert

A Qualitycert concentra diversas empresas de tecnologia e identificação digital. Nossa sólida estrutura nos permite atuar em diversos segmentos com relevância e eficiência, atendendo a vários perfis de pessoas físicas e jurídicas.

Somos credenciados a ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira habilitada para a emissão de certificados digitais ICP-Brasil e para operar como Prestador de Serviço de Suporte para o credenciamento de Autoridades de Registro em sua infraestrutura.

Compartilhe

Preencha o formulário e saiba como ser um revendedor Qualitycert

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3317-7995 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO