Como foi o ano para a tecnologia de certificação digital?

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

“2020 foi um ano com muitas adversidades, mas nós que trabalhamos com identificação digital, estivemos ativos e de mãos dadas com a sociedade, levando essa tecnologia como um facilitador para transpor os obstáculos. ” Ney Pinheiro, CEO da AC QUALITYCERT

O ano de 2020 foi um ano atípico para a sociedade mundial, devido a pandemia causada pela Covid-19.

Vivemos perdas irreparáveis, criamos novos hábitos e percebemos como nós seres humanos, somos semelhantes independente de raça, credo e nacionalidade.

As reações, preocupações, sentimentos e as necessidades se apresentaram com muito similaridade entre os povos e então percebemos “a globalização” como talvez, muitos de nós, jamais teríamos percebido se não fosse esse momento.

A tecnologia, aplicada as mais diversas funcionalidades, se mostrou importante para que governos e empresas se organizassem e para que muitos negócios viessem como “o fator” de sobrevivência.

A tecnologia ajudou a superar o isolamento, aproximando virtualmente as pessoas.

Nesse artigo, não seria possível relacionar todos as situações em que a tecnologia contornou os problemas dessa pandemia, mas elegemos alguns aspectos relacionados à tecnologia da identificação digital, para retratar o quanto a tecnologia se mostrou útil. Escolhemos esse tema por que é o que fazemos na AC Qualitycert.

Identificamos pessoas, coisas e empresas para que sejam reconhecidas no meio eletrônico

A tecnologia por trás das eIDs – Identidades eletrônicas é fundamental para viabilizar algumas ações dos governos com mais agilidade e efetividade junto à sociedade.

Como exemplo, podemos citar o da Índia, que utilizou seu sistema de identidades digitais, existente desde 2014, como apoio na distribuição, para identificar os agricultores que receberiam o auxilio emergencial. O País pagou o auxílio para 30 milhões de pessoas, 100% por meio digital, com pouco desperdício ou fraude e quase nenhum custo de distribuição.

Ainda sobre a Índia, o governo pretende estender as soluções de identificação digital desenvolvidas no país, gratuitamente, aos Estados sul-africanos como forma de minimizar a falta de instrumentos de registro civil. A Índia também, planeja realizar o Controle de Vacinação em 2021 com o uso de certificados digitais.[i]

No Brasil, tivemos uma série de legislações emergenciais entre Medidas Provisórias e Leis, de forma a acelerar a formalização da tecnologia de identificação digital.

Aplicada a área da Saúde, por exemplo, o conjunto de atos legislativos possibilitou a utilização da tecnologia no atendimento médico por vídeo conferência e com o uso dos certificados digitais ICP-Brasil, os médicos passaram a assinar documentos eletrônicos antes não liberados. Estamos falando do tele atendimento, das prescrições médicas, recibos e atestados digitais.

Numa espécie de força tarefa, algumas organizações se uniram para a criação da logística necessária, para que os médicos pudessem assinar digitalmente a prescrição médica e as farmácias pudessem fazer a dispensação dos medicamentos com segurança e controle.

No meio corporativo, a certificação digital foi de grande eficiência para que as empresas diminuíssem o impacto em seus negócios.

As pessoas puderam contar com essa tecnologia para formalizar em meio eletrônico e de forma remota, seus acordos particulares e contratos para os mais variados fins.  Os cartórios também reviram seus regulamentos e se apoiaram na tecnologia para prestar atendimento para a população e contaram com procurações e documentos eletrônicos assinados com certificados digitais ICP-Brasil.

Para viabilizar a emissão dos certificados digitais ICP-Brasil de forma remota, por videoconferência, [ii]  o ITI – Instituto de Nacional de Tecnologia da Informação apoiou tecnicamente órgãos do governo na  promoção de alterações regulatórias, que permitisse legalmente esse ato.

Adicionalmente, os certificados digitais ICP-Brasil também fazem a criptografia de transações eletrônicas e de arquivos e servidores web, o que dá as transações o sigilo necessário.

A Lei 14.063/2020, complementada pelo Decreto 10.543/2020, que trata da comunicação eletrônica entre entes públicos, é mais um passo importante para a inclusão de milhões de brasileiros que poderão ter acesso de forma remota a mais de 2.700 serviços.

Esse conjunto regulatório reafirmou a supremacia dos certificados digitais ICP-Brasil, como a tecnologia de assinatura eletrônica mais robusta, considerando os procedimentos regulatórios e os requisitos técnicos para apresentar evidências como autoria, integridade, autenticidade, qualificação, confidencialidade e temporalidade, o que garante o não-repúdio às partes envolvidas no ato eletrônico.

O uso do meio eletrônico para tornar a vida das pessoas mais simples e menos burocráticas é uma lição aprendida e incorporada.

E com a sociedade altamente conectada e com as Leis brasileiras sobre proteção e privacidade de dados [iii]em vigor, a atenção aos projetos que contemplam a identidade digital é o legado que levamos desse ano.

Credibilidade e confiança no meio eletrônico para gerar mais agilidade aos serviços e tornar as transações mais ágeis, transparentes e seguras é o que os consumidores vão exigir das empresas daqui para frente.

Há bem pouco tempo pensávamos em identificação digital como forma de impulsionar os negócios e torná-los mais eficientes e mais rentáveis. Agora falamos da identificação digital como um dos recursos que irão garantir a continuidade dos negócios. Nós, da AC Qualitycert, estamos preparados para tempos de superação e inovação.

Sobre a AC Qualitycert

A AC Qualitycert é parte do Grupo Qualitycert, que concentra diversas empresas de tecnologia e identificação digital. Nossa sólida estrutura nos permite atuar em diversos segmentos com relevância e eficiência, atendendo a vários perfis de pessoas físicas e jurídicas.

[1] Artigo veiculado no Portal Crypto ID – Plataforma desenvolvida na Índia pretende utilizar certificados digitais como prova de vacinação

[1] Válido apenas para as pessoas já cadastradas ICP-Brasil.

[1] LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Preencha o formulário e saiba como ser um revendedor Qualitycert

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3317-7995 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO