Sabemos que o mercado da contabilidade está ficando cada vez mais competitivo. Por meio do avanço da tecnologia e o recente aumento de empresas que disponibilizam serviços automatizados, como as fintechs, diversos escritórios de contabilidade estão passando pelo desafio de se diferenciar.
A importância da comunicação clara na proposta de valor da sua contabilidade
Com isso, identificar e comunicar os diferenciais competitivos tornou-se uma estratégia de marketing, mas também uma necessidade crucial para a sobrevivência e crescimento de qualquer empresa de contabilidade.
No conteúdo de hoje, a Qualitycert vai abordar como identificar os pontos fortes que deixam a sua contabilidade única e como utilizá-los para poder se destacar no mercado. Através de uma abordagem focada no cliente, é possível construir uma proposta de valor clara e relevante, capaz de atrair e fidelizar ainda mais seus clientes.
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Contabilidade: Entenda o que são os diferenciais competitivos
Os diferenciais competitivos nada mais são do que as características que fazem com que o seu escritório de contabilidade possa se destacar em um mercado cada vez mais saturado e extremamente competitivo.
Tenha em mente que eles são os fatores únicos que tornam o seu serviço mais atrativo para os clientes em comparação aos seus concorrentes. Os diferenciais podem ser tangíveis, como a tecnologia que você utiliza, ou intangíveis, como a qualidade do atendimento ou a expertise em um nicho específico.
Conseguir identificar e valorizar essas características é essencial para construir uma marca mais forte e atrativa no mercado de contabilidade.
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No setor de contabilidade, onde diversos serviços podem parecer bem semelhantes aos olhos do cliente, os diferenciais competitivos acabam se tornando ainda mais importantes.
Veja bem, para boa parte das empresas, a contabilidade é vista como uma função obrigatória e rotineira, o que acaba dificultando a percepção de valor agregado. Nesse cenário, cabe ao escritório de contabilidade destacar aquilo que o torna único e relevante, transparecendo que o seu serviço vai muito além daquilo que é considerado básico e que pode disponibilizar algo a mais, algo que o cliente realmente precisa, mas talvez ainda não saiba.
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Contabilidade: Identifique os pontos fortes
Para identificar os diferenciais competitivos da sua contabilidade, um dos passos mais importantes é compreender quais são os seus principais pontos fortes. O que o seu escritório realiza melhor que a concorrência?
Esse processo se inicia através de uma análise interna das capacidades do seu escritório. procure listar suas áreas de expertise, como consultoria financeira, gestão de tributos, análise de fluxo de caixa ou suporte em planejamento estratégico. Além disso, também considere alguns fatores como a qualidade do atendimento, a personalização dos serviços e a utilização de tecnologia para facilitar os processos.
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Contabilidade: Conheça bem o seu público-alvo
Outro ponto crucial para poder identificar os diferenciais competitivos da sua contabilidade é conhecer bem o público-alvo da sua empresa. Procure responder às seguintes perguntas:
- Quem são seus clientes?
- Quais são as necessidades específicas que eles possuem?
Na maioria dos casos, identificar os diferenciais competitivos depende de alinhar as suas forças com os problemas e demandas presentes no mercado. Veja só: um escritório de contabilidade que presta serviço para pequenas empresas consegue se destacar ao disponibilizar soluções simplificadas e acessíveis para gestão fiscal e financeira.
Enquanto isso, um escritório que atende grandes corporações, consegue focar em serviços especializados e consultoria estratégica.
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Tecnologia como diferencial competitivo
O mundo está cada vez mais digital, por isso, podemos dizer que a utilização da tecnologia é um dos principais diferenciais competitivos no setor da contabilidade.
Os escritórios que já estão investindo em sistemas automatizados, softwares de gestão contábil e plataformas que facilitam o acesso a informações financeiras tendem a se destacar muito mais no atual mercado.
Isso porque a eficiência proporcionada pela utilização da tecnologia possibilita oferecer serviços mais rápidos e precisos, além de melhorar ainda mais a experiência do cliente. Um exemplo disso é a utilização de plataformas de atendimento online, que vieram para reduzir o tempo de resposta e aumentar a satisfação dos clientes.
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Atendimento Personalizado
Mesmo que o processo de automação seja um grande aliado, o fator humano também continua sendo um diferencial extremamente importante.
Por isso, devemos lembrar que o atendimento personalizado segue sendo um dos grandes trunfos dos escritórios de contabilidade. Disponibilizar um serviço em que o cliente se sinta valorizado, com um contato direto e um relacionamento de confiança, se torna um dos pontos que vai te diferenciar de grandes empresas automatizadas.
Mostre que você compreende as particularidades de cada cliente e está disponível para o fornecimento de dicas individualizadas. Ao fazer isso, você estará fazendo um dos principais serviços capazes de aumentar a retenção de clientes.
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Faça uma análise da concorrência
Você precisa olhar para dentro do seu próprio escritório, mas também precisa lembrar da importância de analisar a concorrência. Entender aquilo que eles estão oferecendo e disponibilizando para o mercado e como eles estão se posicionando pode auxiliar a identificar oportunidades de diferenciação.
Uma boa dica pode ser a realização de uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) tanto para o seu escritório quanto para os concorrentes. Isso irá possibilitar que você encontre áreas onde sua empresa seja capaz de oferecer algo exclusivo ou melhorar aquilo que já está disponível no mercado.
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Ajuste seus serviços com base no feedback
Para finalizar, lembre-se que os diferenciais competitivos não são estáticos. Afinal, eles devem ser ajustados e evoluir com o passar do tempo. Uma forma de proporcionar que seus serviços fiquem alinhados com aquilo que o mercado valoriza é ouvir o feedback dos clientes. Faça pesquisas de satisfação, converse com seus clientes e esteja propício a ajustar suas ofertas com base nas sugestões recebidas.
Lembre-se que esse processo de melhoria contínua garante que seu escritório se mantenha competitivo e relevante no mercado contábil.