Como montar um plano de expansão para sua AR

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

“O mundo dos negócios gira cada vez mais em torno de soluções digitais. Você pode participar disso como espectador ou como um empreendedor de sucesso. Veja como nesse artigo. “Ney Pinheiro, CEO da AC QUALITYCERT

O que é uma Autoridade de Registro?

A AR – Autoridade de Registro é parte integrante da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, a ICP-Brasil, que é um ecossistema único e nacional para identificação digital de pessoas, empresas, equipamentos e aplicações.

Uma das atividades desse ecossistema da ICP-Brasil é a certificação digital, que reúne vários entes em torno do ciclo de vida dos certificados digitais.

O certificado digital ICP-Brasil é denominado no âmbito dos entes públicos brasileiro, como a credencial de identificação digital que produz a assinatura digital qualificada, o mais alto grau de segurança em relação as evidências geradas por uma única tecnologia.

A AR é vinculada a uma AC e tem como funcionalidade principal a identificação dos titulares dos certificados digitais ICP-Brasil, sendo, portanto, responsável pelo recebimento, validação, encaminhamento de solicitações de emissão ou revogação de certificados digitais, perante as ACs e a identificação, de forma presencial ou remota, de seus solicitantes.

Porém, as atividades das Autoridades de Registro não devem se ater apenas a esses serviços. Seu sucesso está totalmente relacionado a condução estratégica do negócio, tanto quanto qualquer outra atividade.

O Sucesso de uma Autoridade de Registro

O que considerar em relação a AC que sua AR é vinculada?

Sua AC é seu PSS – Prestador de Serviço de Suporte, portanto, precisa manter um sistema de comunicação eficiente sobre os principais movimentos políticos, regulatórios e técnicos. Acompanhar os principais movimentos do mercado de identificação digital, permitirá a você traçar a melhor estratégia para seu negócio e é papel da AC manter sua rede informada sobre essa visão estratégica.

Da mesma forma, a AC deve considerar as sugestões das ARs em relação a melhoria de procedimentos uma vez que a AR está frente a frente com os usuários finais e por isso sente mais de perto as dificuldades e dúvidas deles.

Outro ponto importante para o sucesso do seu negócio, é estar vinculado a uma AC que mantenha os sistemas inteligentes atualizados, para que seu trabalho tenha agilidade e segurança.

Nós, da AC Qualitycert, mantemos uma equipe de atendimento focada na interação com nossas ARs, para que a formalidade não seja um entrave para o desenvolvimento dos negócios na nossa rede e para mantermos um roadmap de atualizações dos nossos sistemas para dar agilidade aos serviços prestados pelas Ars aos clientes finais.

O que depende diretamente da AR?

Não existe uma única fórmula de sucesso. Seu plano de negócios deve sempre considerar o perfil de relacionamento da sua AR, considerando atividade econômica e profissional dos seus clientes, região geográfica em que atua, sua capacidade de atendimento e sua capacidade financeira para investimento em infraestrutura, comunicação e ações de publicidade.

Conquistar novos clientes é importante, mas não menos importante é manter clientes

Para conquistar novos clientes, é preciso ter um plano de ação considerando as diferentes verticais de negócios e as atividades econômicas, para que seja traçada uma estratégia de abordagem adequada.

Os materiais de comunicação são itens importantes, tanto no momento de prospecção, como no momento da renovação dos certificados. Pode ser simples e conter apenas as informações realmente necessárias. Isso significa, por exemplo, um panfleto impresso ou eletrônico com o seguinte conteúdo:

O que é e para que serve o certificado digital ICP-Brasil; instruções de como solicitar os certificados digitais, a relação dos documentos necessários para a validação; o passo a passo de como será a validação de forma presencial ou remota; como instalar o certificado, no caso do A1, e como instalar os drives necessários, no caso de um certificado A3.

No caso da AC Qualitycert, nós mantemos uma linha direta de comunicação entre nossas ARs e nosso departamento de comunicação e marketing para fornecer todo o material necessário para prospecção, fechamento do negócio, fidelização de clientes e renovação. Isso inclui: e-mail marketing para diversas ações, folhetos, banners e muitos outros materiais que disponibilizamos.

Mantenha uma interação com seus clientes

O relacionamento é fundamental para fidelização do cliente. Como fazer isso?

Procure estabelecer uma comunicação com o seu cliente, pelo menos, de dois a três contatos por ano entre o período da validação e os dois meses que antecedem a renovação do certificado. Esses contatos podem ser feitos pessoalmente, por telefone/videoconferência ou por mensagens instantâneas, por exemplo.  Sugerimos que o primeiro contato seja feito uma semana depois do certificado emitido, para checar se o cliente usou o certificado digital ou se encontrou alguma dificuldade.

Entre os clientes da sua AR, classifique-os por setor econômico a que pertencem, no caso de Pessoa Jurídica, e por atividades profissionais, no caso de Pessoas Físicas.

Para prospecção, considere as oportunidades de negócios junto a empresas, indústrias, serviços de saúde, escritórios de contabilidade, advocacia e administração, organizações públicas, área de educação e comércio. Diversifique, não mantenha todo o seu foco em um único segmento.

Não ofereça só certificados digitais

Seus clientes precisam eleger sua AR como a referência em identificação digital e documentos eletrônicos.

Para ser a referência do universo de identificação digital, você precisa apresentar o potencial de uso do certificados digitais ICP-Brasil e apresentar também outras formas de gerar negócios e transacionar de forma eletrônica e com segurança digital adequada à cada situação.

Os documentos assinados com os certificados digitais geram evidências como autoria, integridade, autenticidade, qualificação, confidencialidade, temporalidade, conferindo validade jurídica e, portanto, o não-repúdio aos atos assinados pelos certificados digitais.

AC Qualitycert além de prover certificados digitais ICP-Brasil, oferta a plataforma de assinaturas de documentos eletrônicos que aceita outras formas de assinatura eletrônica, além das assinaturas com os certificados digitais ICP-Brasil. Conheça nossos outros serviços e produtos nesse incrível universo que é a identificação digital.

O sucesso operacional de uma AR está condicionado a estrutura e ao suporte que ela recebe da sua AC, conforme falamos no artigo Como se tornar uma AR da AC Qualitycert e é a coragem digital que leva sua empresa a empreender no mercado do presente e do futuro porque assinatura em papel ficou definitivamente no passado.

O foco da QUALITYCERT é o atendimento humanizado. Tratamos cada cliente, parceiro e colaborador como único!

Acompanhe nosso blog que apresenta apenas o que é realmente relevante no universo da identificação digital. Tudo que você precisa saber para empreender com sucesso no mercado de identificação digital.

Sobre a AC Qualitycert

A AC Qualitycert é parte do Grupo Qualitycert, que concentra diversas empresas de tecnologia e identificação digital. Nossa sólida estrutura nos permite atuar em diversos segmentos com relevância e eficiência, atendendo a vários perfis de pessoas físicas e jurídicas.

A AC Qualitycert é uma Autoridade Certificadora credenciada a ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, habilitada para emitir certificados digitais ICP-Brasil e operar com Prestador de Serviço de Suporte para o credenciamento de Autoridades de Registro em sua infraestrutura.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Preencha o formulário e saiba como ser um revendedor Qualitycert

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3317-7995 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO