Certificação Digital: Em um mercado que se encontra cada vez mais competitivo, os escritórios de contabilidade precisam diversificar suas fontes de receita e disponibilizar mais valor aos clientes.
Certificado Digital como ferramenta de compliance para contadores
Um caminho estratégico, mas que ainda é pouco explorado por diversos profissionais, é a oferta da Certificação Digital como um serviço adicional. Afinal, mais do que um diferencial, essa solução representa uma oportunidade real de fidelizar os clientes, ampliar o portfólio de serviços e gerar receita de forma recorrente.
A Certificação Digital, que já faz parte da rotina dos contadores, é exigida para:
- Envio de obrigações acessórias;
- Acesso a sistemas governamentais;
- Assinatura de documentos com validade jurídica.
Mas em vez de somente orientar os clientes a procurar o certificado em outro lugar, por que não oferecer essa solução dentro do seu próprio escritório?
Neste artigo, você vai entender como integrar a Certificação Digital à operação do seu escritório contábil, os benefícios dessa estratégia para o negócio e as melhores formas de comunicar esse novo serviço aos clientes.
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Por que a Certificação Digital é uma oportunidade estratégica?
A Certificação Digital é uma tecnologia obrigatória para as empresas que emitem NF-e, estão no Lucro Presumido ou Real, utilizam eSocial, entregam DCTFWeb ou acessam sistemas como Conectividade Social e Receita Federal. E o que isso significa? Que boa parte dos seus clientes já necessita do certificado para manter a empresa em dia com o Fisco.
Portanto, disponibilizar esse serviço em seu escritório, não significa somente agregar uma facilidade, mas sim, resolver uma necessidade real do cliente. Além disso:
- É capaz de gerar uma nova fonte de receita com alta margem;
- Enriquece a proposta de valor do seu escritório;
- Fortalece a relação com o cliente e diminui a chance de churn;
- Facilita a sua própria rotina, mantendo os certificados em dia e acessíveis.
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Como oferecer a Certificação Digital no escritório
Saiba que existem duas maneiras principais de integrar a Certificação Digital ao seu portfólio:
- Parceria com uma Autoridade de Registro (AR): Torne-se um ponto de atendimento credenciado, com isso, você poderá emitir certificados digitais em nome de uma Autoridade Certificadora (como a Qualitycert). O processo exige credenciamento e cumprimento de normas específicas, mas oferece total autonomia sobre o processo.
- Indicação com comissão: Você firma uma parceria com uma AC confiável e indica seus clientes para emitir o certificado com eles. Em troca disso, receberá comissões por cada certificado gerado.
Ambos os modelos são viáveis e para dar certo, dependem da estrutura, do perfil da sua carteira e da disponibilidade da equipe. Os escritórios maiores costumam escolher pelo modelo com AR própria, enquanto os contadores individuais ou pequenos escritórios iniciam com o modelo de indicação.
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Estruturando o serviço na prática
Para que a oferta da Certificação Digital funcione de maneira eficiente e gere receita de forma, é importante organizar um processo interno claro. A seguir, confira alguns passos essenciais:
- Crie uma rotina de acompanhamento: Estabeleça os responsáveis para monitorar prazos, renovar certificados e entrar em contato com os clientes.
- Mapeie sua carteira: Identifique quais clientes precisam do certificado e quando vencem os atuais.
- Ofereça o serviço de forma proativa: Não fique esperando o cliente perguntar. Realize campanhas, envie e-mails e inclua o tema em suas reuniões periódicas.
- Treine a equipe: Todos devem saber como funciona a certificação, para orientar o cliente e reforçar o valor do serviço.
Além disso, alinhe com sua AC parceira, as formas de emissão: se será presencial, por videoconferência ou in loco. Isso irá ampliar o alcance do serviço.
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Como comunicar o serviço para gerar valor
Um dos segredos para vender a Certificação Digital sem parecer insistente e inconveniente, é comunicar o benefício com foco na dor do seu cliente. Sendo assim, no lugar de somente dizer “vendemos certificados digitais”, mostre, na prática, como isso resolve problemas reais:
- “Você não precisa mais sair do escritório ou ir ao cartório.”
- “Nós cuidamos de tudo, inclusive da renovação automática.”
- “Emitimos o certificado por videoconferência, sem burocracia.”
- “Você emite e assina seus documentos com total validade jurídica e segurança.”
Inclua esse diálogo em seus materiais de apresentação, redes sociais e propostas comerciais. Foque, e dê destaque ao suporte personalizado e à confiança que o cliente já possui em seu escritório.
Resultados financeiros: quanto você pode ganhar com esse serviço?
A comercialização de certificados digitais pode proporcionar uma receita complementar relevante, sobretudo, se bem estruturada. Confira um exemplo prático de uma determinada empresa:
- 100 clientes ativos;
- 70% deles precisam de certificado digital (pessoa física e e-CNPJ);
- Margem média de R$ 100 por certificado (comissão ou venda direta);
- Média de validade do certificado: 1 ano.
Isso totaliza uma receita adicional de R$ 7.000/ano, somente com a base atual. Com a renovação anual, esse valor torna-se recorrente. E tem mais, quanto maior for sua carteira e melhor a comunicação, maior será o retorno.
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Conclusão
Disponibilizar a Certificação Digital como serviço adicional não é apenas uma maneira de gerar receita extra, mas também é um caminho para transformar o seu escritório em um hub de soluções para o cliente.
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Ao facilitar a vida do empresário e centralizando os serviços estratégicos, você poderá aumentar a percepção de valor, fortalecer o relacionamento e posicionar seu negócio à frente da concorrência.
Com o apoio de uma parceira como a da Qualitycert, você poderá iniciar essa oferta com total segurança, suporte e qualidade. O futuro da contabilidade é digital, e o certificado pode ser o primeiro passo para ampliar seus horizontes.