Ir para o conteúdo
(31) 3166-5960
Compre pelo Telefone
  • Para você
  • Para sua Empresa
Seja uma AR
  • Certificado Digital
    • Certificado Digital Pessoa Física
    • Certificado Digital Pessoa Jurídica
  • Vídeoconferência
  • Parceria
  • Suporte
  • Onde Estamos
  • Portal de Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Ricos
  • Certificado Digital
    • Certificado Digital Pessoa Física
    • Certificado Digital Pessoa Jurídica
  • Vídeoconferência
  • Parceria
  • Suporte
  • Onde Estamos
  • Portal de Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Ricos
  • Certificado Digital
    • Certificado Digital Pessoa Física
    • Certificado Digital Pessoa Jurídica
  • Contato
  • Vídeoconferência
  • Parceria
  • Suporte
  • Onde Estamos
  • Portal de Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Ricos
  • Certificado Digital
    • Certificado Digital Pessoa Física
    • Certificado Digital Pessoa Jurídica
  • Contato
  • Vídeoconferência
  • Parceria
  • Suporte
  • Onde Estamos
  • Portal de Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Ricos
  • Certificado Digital, Contabilidade
  • abril 24, 2025

Como oferecer a Certificação Digital como serviço adicional em escritórios contábeis e aumentar a receita?

Foto de Caio Lage

Caio Lage

Compartilhe

Certificação Digital: Em um mercado que se encontra cada vez mais competitivo, os escritórios de contabilidade precisam diversificar suas fontes de receita e disponibilizar mais valor aos clientes. 

Certificado Digital como ferramenta de compliance para contadores

Um caminho estratégico, mas que ainda é pouco explorado por diversos profissionais, é a oferta da Certificação Digital como um serviço adicional. Afinal, mais do que um diferencial, essa solução representa uma oportunidade real de fidelizar os clientes, ampliar o portfólio de serviços e gerar receita de forma recorrente.

A Certificação Digital, que já faz parte da rotina dos contadores, é exigida para:

  • Envio de obrigações acessórias;
  • Acesso a sistemas governamentais;
  • Assinatura de documentos com validade jurídica. 

Mas em vez de somente orientar os clientes a procurar o certificado em outro lugar, por que não oferecer essa solução dentro do seu próprio escritório?

Neste artigo, você vai entender como integrar a Certificação Digital à operação do seu escritório contábil, os benefícios dessa estratégia para o negócio e as melhores formas de comunicar esse novo serviço aos clientes.

A importância do Certificado Digital na prestação de contas ao fisco

Por que a Certificação Digital é uma oportunidade estratégica?

A Certificação Digital é uma tecnologia obrigatória para as empresas que emitem NF-e, estão no Lucro Presumido ou Real, utilizam eSocial, entregam DCTFWeb ou acessam sistemas como Conectividade Social e Receita Federal. E o que isso significa? Que boa parte dos seus clientes já necessita do certificado para manter a empresa em dia com o Fisco.

Portanto, disponibilizar esse serviço em seu escritório, não significa somente agregar uma facilidade, mas sim, resolver uma necessidade real do cliente. Além disso:

  • É capaz de gerar uma nova fonte de receita com alta margem;
  • Enriquece a proposta de valor do seu escritório;
  • Fortalece a relação com o cliente e diminui a chance de churn;
  • Facilita a sua própria rotina, mantendo os certificados em dia e acessíveis.

e-CNPJ: Como ele facilita o cumprimento das obrigações fiscais 

Como oferecer a Certificação Digital no escritório

Saiba que existem duas maneiras principais de integrar a Certificação Digital ao seu portfólio:

Seja um parceiro Qualitycert

  • Parceria com uma Autoridade de Registro (AR): Torne-se um ponto de atendimento credenciado, com isso, você poderá emitir certificados digitais em nome de uma Autoridade Certificadora (como a Qualitycert). O processo exige credenciamento e cumprimento de normas específicas, mas oferece total autonomia sobre o processo.
  • Indicação com comissão: Você firma uma parceria com uma AC confiável e indica seus clientes para emitir o certificado com eles. Em troca disso, receberá comissões por cada certificado gerado.

Ambos os modelos são viáveis e para dar certo, dependem da estrutura, do perfil da sua carteira e da disponibilidade da equipe. Os escritórios maiores costumam escolher pelo modelo com AR própria, enquanto os contadores individuais ou pequenos escritórios iniciam com o modelo de indicação.

Certificado Digital e experiência do cliente: Como melhorar o atendimento em escritórios contábeis  

Estruturando o serviço na prática

Para que a oferta da Certificação Digital funcione de maneira eficiente e gere receita de forma, é importante organizar um processo interno claro. A seguir, confira alguns passos essenciais:

  • Crie uma rotina de acompanhamento: Estabeleça os responsáveis para monitorar prazos, renovar certificados e entrar em contato com os clientes.
  • Mapeie sua carteira: Identifique quais clientes precisam do certificado e quando vencem os atuais.
  • Ofereça o serviço de forma proativa: Não fique esperando o cliente perguntar. Realize campanhas, envie e-mails e inclua o tema em suas reuniões periódicas.
  • Treine a equipe: Todos devem saber como funciona a certificação, para orientar o cliente e reforçar o valor do serviço.

Além disso, alinhe com sua AC parceira, as formas de emissão: se será presencial, por videoconferência ou in loco. Isso irá ampliar o alcance do serviço.

Certificado Digital e Contabilidade 4.0: O futuro da profissão

Como comunicar o serviço para gerar valor

Um dos segredos para vender a Certificação Digital sem parecer insistente e inconveniente, é comunicar o benefício com foco na dor do seu cliente. Sendo assim, no lugar de somente dizer “vendemos certificados digitais”, mostre, na prática, como isso resolve problemas reais:

  • “Você não precisa mais sair do escritório ou ir ao cartório.”
  • “Nós cuidamos de tudo, inclusive da renovação automática.”
  • “Emitimos o certificado por videoconferência, sem burocracia.”
  • “Você emite e assina seus documentos com total validade jurídica e segurança.”

Inclua esse diálogo em seus materiais de apresentação, redes sociais e propostas comerciais. Foque, e dê destaque ao suporte personalizado e à confiança que o cliente já possui em seu escritório.

Contabilidade e Inteligência Artificial: Como a certificação digital potencializa a automação avançada 

Resultados financeiros: quanto você pode ganhar com esse serviço?

A comercialização de certificados digitais pode proporcionar  uma receita complementar relevante, sobretudo, se bem estruturada. Confira um exemplo prático de uma determinada empresa:

  • 100 clientes ativos;
  • 70% deles precisam de certificado digital (pessoa física e e-CNPJ);
  • Margem média de R$ 100 por certificado (comissão ou venda direta);
  • Média de validade do certificado: 1 ano.

Isso totaliza uma receita adicional de R$ 7.000/ano, somente com a base atual. Com a renovação anual, esse valor torna-se recorrente. E tem mais, quanto maior for sua carteira e melhor a comunicação, maior será o retorno.

Tecnologia na contabilidade: Ferramentas que estão transformando o trabalho do contador

Conclusão

Disponibilizar a Certificação Digital como serviço adicional não é apenas uma maneira de gerar receita extra, mas também é um caminho para transformar o seu escritório em um hub de soluções para o cliente. 

Certificação Digital para MEIs e pequenas empresas: Impactos no dia a dia da contabilidade

Ao facilitar a vida do empresário e centralizando os serviços estratégicos, você poderá aumentar a percepção de valor, fortalecer o relacionamento e posicionar seu negócio à frente da concorrência.

Com o apoio de uma parceira como a da Qualitycert, você poderá iniciar essa oferta com total segurança, suporte e qualidade. O futuro da contabilidade é digital, e o certificado pode ser o primeiro passo para ampliar seus horizontes.

Entre em contato com a Qualitycert!

Compartilhe
Categorias
  • Certificado Digital (31)
  • Contabilidade (53)
  • Imposto (8)
  • Notícias (7)
  • SST (9)

Quem somos

  • Trabalhe Conosco
  • Nossas Unidades
  • Contato

Acesso rápido

  • Certificado pessoa Jurídica
  • Certificado pessoa Física
  • Vídeoconferência

Suporte

  • Dúvidas
  • Atendimento ao Cliente
  • Política de Cookies
logo-ICP-branca-ajustada
ITI-branca-ajustada
  • atendimento@qualitycert.com.br
  • (31) 3166-5960
Instagram Facebook Linkedin
Copyright ©2025 | Qualitycert Certificação LTDA
Qualitycert
Gerenciar Consentimento

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
O armazenamento técnico ou acesso é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}

Escolha o Estado onde deseja atendimento

Minas Gerais
Rio de Janeiro
São Paulo
Amazonas
Mato Grosso do Sul
Santa Catarina
Paraná