No setor da contabilidade, disponibilizar um serviço que atenda de forma eficiente às necessidades dos clientes é crucial para manter uma boa base de clientes e conquistar novos negócios. Contudo, uma coisa que diversas vezes acaba sendo subestimada, mas que é extremamente importante, é a personalização da proposta de valor.
A importância da comunicação clara na proposta de valor da sua contabilidade
Com os diversos perfis de clientes que existem, indo desde pequenos empreendedores individuais até mesmo grandes corporações, um escritório de contabilidade deve ajustar sua oferta para se alinhar às demandas específicas de cada tipo de cliente.
Tenha em mente que uma proposta de valor nada mais é do que uma promessa clara e objetiva do que o seu escritório de contabilidade pode disponibilizar ao cliente. Porém, uma única proposta não serve para todos os clientes. Sendo assim, a personalização dessa proposta, levando em consideração os diferentes perfis e necessidades, é aquilo que pode transformar o relacionamento com os clientes e agregar mais valor ao serviço prestado.
Como identificar os diferenciais competitivos da sua contabilidade
O que é uma proposta de valor
A proposta de valor nada mais é do que a promessa que sua empresa faz aos seus clientes em termos de como seus serviços podem resolver problemas ou melhorar a vida deles.
Melhoria no atendimento ao cliente: Personalização e agilidade
Na proposta ela deverá responder à pergunta: por que os clientes devem escolher você em vez da concorrência? Lembre-se que ela é a espinha dorsal do seu marketing e das suas estratégias de vendas, uma vez que orienta toda a comunicação com o cliente.
Diferentemente do que ocorre em uma simples lista de serviços ou produtos, a proposta de valor existe para focar nos benefícios tangíveis e intangíveis que o cliente obterá ao escolher pelo seu escritório de contabilidade. Ela precisa estar alinhada às necessidades e desejos do público-alvo, abordando de maneira clara e objetiva como seu serviço é a solução ideal para os desafios que ele enfrenta.
Para criar uma proposta de valor que se destaque, é preciso compreender que ela não pode ser genérica. Afinal, cada proposta de valor precisa ser única, alinhada aos diferenciais do seu negócio e às expectativas do seu público. Ela deve destacar os aspectos exclusivos que sua contabilidade disponibiliza e que são difíceis de encontrar nos demais escritórios.
Marketing Contábil: Como atrair novos clientes
Introdução
No mundo empresarial, a chave para o sucesso dos negócios está na sua capacidade de se adaptar ao cliente. Na contabilidade, isso é ainda mais importante. Afinal, as empresas variam em tamanho, setor de atuação e complexidade de demandas financeiras. Por exemplo: um empreendedor individual, pode procurar por soluções mais simples e diretas, enquanto uma grande empresa de tecnologia precisa de uma gestão contábil complexa e detalhada, com acompanhamento constante das legislações tributárias.
Abaixo, vamos mostrar como os escritórios de contabilidade podem ajustar suas ofertas para atrair e reter mais clientes com perfis distintos, otimizando sua atuação e disponibilizando um serviço ainda mais direcionado e eficaz.
A importância de encantar e reter clientes na contabilidade
Compreensão profunda dos perfis de clientes
O primeiro passo para você personalizar a proposta de valor é conhecer bem o perfil dos seus clientes. Afinal, não é rentável oferecer o mesmo pacote de serviços para todos. Lembre-se que cada segmento empresarial tem suas particularidades, e compreender essas diferenças é essencial para apresentar soluções eficazes e relevantes.
- Empresas estabelecidas de médio e grande porte: Essas empresas demandam serviços mais completos e complexos. Por isso, para elas a proposta de valor precisa incluir uma gestão tributária avançada, auditorias contábeis regulares e planejamento fiscal estratégico para proporcionar que a organização esteja em conformidade com as leis.
- Pequenos empreendedores: Normalmente, eles possuem um orçamento limitado e necessitam de serviços básicos, como por exemplo auxílio na emissão de notas fiscais e cumprimento de obrigações fiscais simplificadas. Eles valorizam a praticidade e acessibilidade em seus serviços contábeis.
- Startups: Elas precisam de uma abordagem mais flexível! Por estarem em constante crescimento e mudança, as startups precisam de serviços que acompanhem sua evolução, indo desde a regularização fiscal inicial até o acompanhamento de investimentos e fusões.
Como criar um funil de vendas eficiente para atrair e converter clientes na sua contabilidade
Personalize a proposta de valor para cada perfil
- Para Microempreendedores Individuais (MEIs): A proposta precisa ser focada em eficiência e simplicidade. Os clientes procuram ajuda com serviços cruciais, como declaração de impostos simplificada e acompanhamento do faturamento para garantir que estão dentro dos limites do MEI.
- Para Pequenas e Médias Empresas (PMEs): Aqui, a proposta de valor precisa ir além do básico. Normalmente, as PMEs enfrentam desafios relacionados ao controle financeiro e ao crescimento do negócio. Um diferencial pode ser o oferecimento de serviços de consultoria financeira e planejamento tributário, auxiliando as organizações a economizar com impostos e a organizar melhor seus fluxos de caixa.
- Para Grandes Empresas: Por fim, aqui a proposta precisa incluir serviços de contabilidade complexa e especializada, como controle de filiais, auditorias, compliance, e planejamento tributário internacional. Ofereça um atendimento dedicado, com um gerente de conta exclusivo e acompanhamento contábil contínuo para garantir que a empresa esteja sempre em conformidade com as mudanças na legislação.
Como o Marketing Digital pode dobrar o faturamento do seu escritório contábil
A importância da comunicação eficiente
Por fim, vale ressaltar que mesmo com uma proposta de valor bem ajustada, caso a sua comunicação com o cliente não estiver sendo clara e eficiente, a mensagem pode acabar se perdendo. É crucial que o escritório de contabilidade utilize uma linguagem adaptada ao perfil de cada cliente. A utilização de termos muito técnicos pode acabar afastando pequenos empresários que não possuem tanta familiaridade com as questões contábeis. Em contrapartida, as grandes empresas esperam uma comunicação mais sofisticada e profissional.
Além disso, lembre-se que a transparência nas informações transmitidas é crucial para criar uma relação de confiança. Afinal, um cliente que entende os benefícios dos serviços que está contratando passa a valorizar ainda mais a relação, e enxerga o escritório de contabilidade como um verdadeiro parceiro estratégico.