Como se tornar uma AR da ICP-Brasil?

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Seu sucesso como Autoridade de Registro é proporcional ao Atendimento que você recebe da AC a qual é credenciado,” Ney Pinheiro, CEO da AC QUALITYCERT

Nos artigos que publicamos no nosso Blog sobre a ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, apresentamos a consolidação da certificação digital e o potencial de negócios que envolve essa tecnologia.

O modelo ICP-Brasil e O mercado da ICP-Brasil são artigos em que apresentamos a grande infraestrutura que existe para a emissão dos certificados digitais e porque a certificação digital se destaca das demais tecnologias de identificação digital, quanto aos requisitos técnicos e regulatórios e aos procedimentos operacionais, tornando  a tecnologia um negócio em ascensão no Brasil.

Adicionalmente, trabalhar com certificação digital sendo uma AR -Autoridade de Registro da ICP-Brasil, agrega inovação às empresas e clientes, contribuindo para a consolidação e crescimentos dos negócios.

O mundo digital traz benefícios para as pessoas e empresas, e os documentos eletrônicos com valor legal, são uma parte importantíssima da transformação digital das corporações de todos os portes e segmentos.

Confiança: O core business de uma Autoridade de Registro

Ao se tornar um empreendedor no âmbito da ICP-Brasil, o empresário passa a fazer parte de um ecossistema de confiança. A responsabilidade de uma AR vai muito além de apenas verificar documentos.

A AR é a entidade responsável pela ligação entre o titular do certificado digital e a Autoridade Certificadora e tem como função validar a documentação apresentada, para a identificação dos solicitantes dos certificados digitais ICP-Brasil e encaminhar para as ACs. Os documentos encaminhados são referentes as etapas de solicitações de emissão, renovação e revogação dos certificados digitais.

Resumidamente, é por meio das ARs que as empresas e cidadãos se relacionam com a ICP-Brasil.

Para uma AR ter condições de prestar o melhor e mais eficiente serviço para os solicitantes dos certificados digitais, ela depende da Autoridade Certificadora a qual está vinculada, para complementar o processo encaminhado.

No ciclo de vida dos certificados digitais, segundo os regulamentos nacionais e internacionais referentes à PKI – Public Key Infrastructure em português, Infraestrutura de Chaves Públicas, é exigida a separação de funções, o que significa que a AR e AC são dependentes entre elas para que o ciclo de geração, verificação, solicitação, emissão e entrega do certificado digital seja concluído.

Antes de sermos a Autoridade Certificadora Qualitycert, operamos durante 4 anos e meio como uma AR e isso nos proporcionou um aprendizado na prática de quanto uma AR depende da AC para a eficiência do seu trabalho.

O Atendimento ao cliente é uma parte fundamental para o crescimento do negócio da AR, uma vez que a referência sobre o atendimento no momento da validação é um fator determinante para a fidelização.

A experiência do cliente é um ponto fundamental para o crescimento dos negócios da Autoridade de Registro

É importante que a Autoridade Certificadora a qual a AR está vinculada, tenha uma excelente estrutura operacional, para atender com agilidade as demandas da AR.

Quando nos referimos a agilidade operacional, significa que a AR precisa de apoio da AC para que seu trabalho flua com assertividade e agilidade.

O que analisar ao escolher uma Autoridade Certificadora para se credenciar?

O Grupo Qualitycert tem uma operação enxuta e isso dá aos seus decisores a visão do “todo do negócio, o tempo todo” – ou seja, uma visão abrangente – e com isso a empresa se movimenta mais rápido em busca da assertividade.

Hoje vamos nos concentrar em alguns fatores que devem ser avaliados em relação a escolha da AC para o credenciamento junto a ICP-Brasil. Vamos falar da estrutura de processos, sistemas operacionais e suporte da AC à AR relacionados as áreas: técnica; regulatória; marketing e comunicação.

Estrutura de processos

O Grupo Qualitycert criou seus processos na AC, com a visão de gestores de uma AR, isso significa que os processos da AC Qualitycert foram desenhados considerando prioritariamente atender as demandas e apoiar as ARs.

Como nosso staff é formado por profissionais que atuaram recentemente na operação da AR Qualitycert, temos muita proximidade com a área operacional e estudamos cada detalhe do processo, tendo em mente sempre a melhor experiência do cliente e a gestão do negócio.

Sistema operacional

Ao selecionar uma AC, avalie a plataforma que seus Agentes de Registros – AGRs vão utilizar para solicitação e validação dos certificados. Os sistemas precisam ser simples, intuitivos, rápidos, e principalmente, ter uma comunicação transparente entre eles. Acreditamos que nós do Grupo Qualitycert, temos uma experiência muito mais próxima aos clientes.

Visão da operação

Como nossos sistemas são desenvolvidos internamente, as alterações necessárias são implementadas com muita velocidade, tanto nos aplicativos que atendem aos AGRs, como nos sistemas de controles administrativos.

Nossos sistemas contam com a operação 360º, isso significa que os sistemas cobrem a operação de ponta a ponta passando por: solicitação dos certificados; agendamento da validação; coleta de documentos e biometria; status de validação; controle de emissões; controle e alertas quanto as renovações; controle financeiro, fiscal e contábil; armazenamento dos documentos eletrônicos e trilha de auditoria de todo o processo.

Adicionalmente, nossos sistemas geram relatórios de emissão, para que os gestores da AR possam monitorar a performance da operação.

Suporte: atendimento, gestão e comunicação

Sabemos o quanto a disponibilidade e a agilidade por parte da AC é importante no que se refere ao respaldo técnico, regulatório e jurídico para um AGR que está diante do cliente. Cada minuto conta muito para a avaliação do atendimento por parte do cliente, seja durante uma validação de forma presencial ou remota. E a resposta da AC para uma dúvida tem que ser rápida e precisa.

Em relação a comunicação e marketing, não se preocupe.

Nossa rede de ARs conta com um grande apoio de comunicação e marketing, porque temos uma equipe de comunicação dedicada aos parceiros, desenvolvendo materiais de comunicação personalizados.

Sobre a AC Qualitycert

A AC Qualitycert é parte do Grupo Qualitycert, que concentra diversas empresas de tecnologia e identificação digital. Nossa sólida estrutura nos permite atuar em diversos segmentos com relevância e eficiência, atendendo a vários perfis de pessoas físicas e jurídicas.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Preencha o formulário e saiba como ser um revendedor Qualitycert

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3317-7995 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO