Acessa o Portal e-CAC? Confira as novas alterações da Receita Federal!

Compartilhe

A Receita Federal do Brasil anunciou recentemente algumas alterações para quem acessa o Portal e-CAC (Centro de Atendimento ao Contribuinte) a partir do dia 31 de agosto, que será somente através do código de acesso ou do GOV.BR, com uso do Certificado Digital.

Se você não entendeu muito bem o que isso significa e quer entender mais sobre o assunto, fique tranquilo(a), nós iremos te explicar tudo. Confira!

O que é o Gov.br?

Com o objetivo de proporcionar uma integração do atendimento virtual da Receita Federal para viabilizar o acesso de todos os contribuintes possíveis aos serviços via internet, foi criado o Gov.br.

É possível entrar nessa plataforma através do login ou com o Certificado Digital.

Acesso no Portal e-CAC com Certificado Digital

A partir do dia 1° de setembro será obrigatória a utilização do Certificado Digital ou Certificado Digital Em Nuvem para realizar o acesso no Portal e-CAC, sendo necessário efetuar um cadastro para a atribuição do selo de confiabilidade do portal Gov.br.

Desde julho deste ano, a forma de acesso ao Portal é feita com um login, que é o CPF da pessoa, e uma senha.

Porém, agora só será possível acessar o Portal e-CAC através do Certificado Digital ou em nuvem até o dia 31 de agosto, e por isso, é indicado que os cidadãos criem o quanto antes a conta no portal Gov.br para a emissão do selo de confiabilidade. Para efetuar o cadastro, basta acessar:  https://acesso.gov.br/.

Vale ressaltar que o acesso somente com login e senha no portal gov.br dará acesso restrito as informações e SOMENTE com o acesso com o certificado digital terá acesso as informações como:

  • Retificação de Pagamento – Redarf;
  • Requerer todos os parcelamentos disponíveis via e-CAC;
  • Alterar perfil de acesso;
  • Obter cópia de declaração de imposto de renda;
  • Consultar rendimentos informados por fonte pagadora;
  • Entre outros.

 

Como utilizar o Certificado Digital para acessar o Portal e-CAC via o Gov.br?

Nós demonstraremos abaixo um passo a passo para te ensinar a acessar o Portal e-CAC de forma simples, rápida e segura através do seu Certificado Digital.

1° – Acesse o Portal e-CAC: https://cav.receita.fazenda.gov.br/autenticacao/login

2° – Escolha a opção Entrar com Gov.br

 

3° – Depois, abrirá uma nova janela de acesso na qual você deverá selecionar a opção “Certificado Digital”

 

 

E… Pronto, você poderá acessar todos os serviços do Portal e-CAC! Prático demais, não é?!

 

Por isso, podemos te garantir que a Certificação Digital proporciona mais praticidade e autenticidade para o acesso do Gov.br, além de possibilitar a segurança e a validade jurídica durante o envio dos documentos.

Você ainda não tem um Certificado Digital e não conhece todos as suas vantagens? Continue lendo esse texto e entenda porque você deve emitir um agora mesmo! 

Vantagens do Certificado Digital

O Certificado Digital é uma ferramenta tecnológica que serve como identidade digital para usuários que querem realizar diversas operações profissionais e pessoais no ambiente virtual.

Um dos principais benefícios do Certificado Digital para pessoas e empresas é a redução de burocracias e otimização de processos com cartórios, impressões, emissões de documentos e assinaturas digitais. Neste caso, você não precisa sair de casa ou do seu escritório para realizar tais atividades e muito menos se preocupar com a validade jurídica ou autenticidade do conteúdo.

A alta tecnologia do Certificado Digital funciona através de algoritmos criptográficos que impedem que dados pessoas e outras informações sejam vazadas por criminosos. Além disso, existe uma verificação detalhada acerca das assinaturas, impedindo também, modificação ou falsificação da mesma. 

Com isso, é possível aplicar a Certificação Digital em variadas atividades relacionadas a documentações, contratos e laudos, de forma prática, legítima e totalmente segura.

O que posso fazer com um Certificado Digital?

  • Assinatura digital de documentos;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Acesso à laudos médicos;
  • Assinatura de notas fiscais;
  • Emissões de declarações;
  • Transações bancárias;
  • Acesso à processos judiciais;
  • Declaração de Imposto de Renda;
  • Acesso à portais exclusivos do Governo (como o e-CAC).

Dessa maneira, podemos concluir que a emissão do Certificado Digital para essa novas alterações de acesso do Portal e-CAC, é extremamente útil e necessário.

Se você ainda tem dúvidas sobre a emissão e renovação do Certificado Digital, ou ainda sobre como logar no Portal e-CAC, conte conosco para enviar as suas dúvidas! A Qualitycert é referência de Certificados Digitais no Brasil, e conta com diversas unidades. 

Para conhecer mais sobre os nossos produtos e as nossas sedes, confira o site https://qualitycert.com.br/novo/.

Compartilhe

Preencha o formulário e saiba como ser um revendedor Qualitycert

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3317-7995 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO