Profissionais liberais e autônomos representam uma parte considerável da economia brasileira. Advogados, consultores, médicos, dentistas, engenheiros, designers, entre outros, possuem a liberdade de trabalhar por conta própria, mas também carregam a responsabilidade de gerir suas finanças de forma independente. Entre essas responsabilidades, ressaltamos a correta declaração do Imposto de Renda (IR).
Imposto de Renda 2025: O que mudou para investidores de criptomoedas
Para os autônomos, a declaração do Imposto de Renda exige atenção especial, tendo em vista que as particularidades do regime de tributação aplicável aos rendimentos desses profissionais podem gerar confusão. Várias vezes, por falta de conhecimento ou orientação equivocada, pequenos erros na declaração podem resultar em problemas com a Receita Federal, indo desde multas até a necessidade de retificação de documentos.
No ano de 2025, isso não será diferente: a complexidade fiscal e as exigências legais para os profissionais autônomos vão continuar exigindo cuidado e organização.
Imposto de Renda 2025: O que mudou para investidores de criptomoedas
No conteúdo de hoje, a Qualitycert irá abordar os principais erros cometidos pelos profissionais liberais na declaração do Imposto de Renda 2025. Através de um guia detalhado, vamos contribuir para que os autônomos possam evitar esses deslizes e, assim, manter sua situação fiscal em dia.
Além disso, vamos falar desde a necessidade de declarar todos os rendimentos até a importância de guardar os comprovantes e recibos, além dos exemplos práticos para ilustrar como evitar esses erros. Ficar atento a esses pontos é crucial para garantir uma declaração de imposto de renda sem surpresas e conforme as exigências da Receita Federal.
Imposto de Renda 2025: Tudo o que você precisa saber
A seguir, confira os principais erros ao declarar os serviços autônomos no Imposto de Renda 2025.
Não declarar todos os rendimentos
Um dos erros mais comuns cometidos pelos profissionais liberais é deixar de declarar todos os rendimentos obtidos ao decorrer do ano. Vários autônomos acreditam que, por não terem um vínculo empregatício formal com uma empresa, não precisam declarar todas as receitas oriundas de seus serviços. E isso é um grande engano!
Todos os rendimentos, sejam eles provenientes de clientes no Brasil ou no exterior, precisam ser devidamente informados à Receita Federal.
Veja só: se um advogado autônomo realiza a prestação de serviços para diferentes clientes e recebe de cada um deles pagamentos avulsos, todos os valores precisam ser declarados no Imposto de Renda, independentemente de sua origem ou forma de pagamento (transferências bancárias, dinheiro, cheque etc.). Tenha em mente que a omissão de rendimentos é considerada fraude fiscal e pode resultar em multas pesadas, além de o contribuinte cair na malha fina.
Como se preparar para o Imposto de Renda 2025: Principais mudanças e oportunidades
Esquecer de recolher o carnê-leão
Profissionais autônomos que recebem rendimentos de pessoas físicas devem recolher o Imposto de Renda de forma mensal através do carnê-leão, ferramenta disponível no site da Receita Federal. O carnê-leão é obrigatório para todos os autônomos que recebem pagamentos acima do limite de isenção mensal, que no ano passado, por exemplo, foi de R$ 2.112,00.
Um erro que acontece com certa frequência, é o profissional esquecer de pagar o carnê-leão e só se preocupar com o imposto no momento da declaração anual. Isso pode gerar uma diferença considerável no imposto a ser pago, além de multas e juros por atraso no recolhimento. O carnê-leão possibilita que o profissional autônomo pague o Imposto de Renda de forma escalonada, evitando o acúmulo de valores devidos no momento da declaração anual.
Imposto de Renda 2025: Como o Certificado Digital facilita o processo da declaração
Falta de organização de comprovantes e recibos
Outro erro comum é a falta de organização dos comprovantes de pagamento e recibos emitidos ao decorrer do ano. O profissional autônomo deve, por exemplo, emitir os recibos para cada tipo de serviço prestado, e esses documentos precisam ser arquivados por pelo menos cinco anos, prazo no qual a Receita Federal pode solicitar a comprovação dos valores declarados.
As novas regras para declaração de Imposto de Renda em 2025: O que os contadores precisam saber
Para os médicos, dentistas, psicólogos e demais profissionais do setor da saúde, por exemplo, a emissão de recibos é crucial, pois é através deles que se pode comprovar os rendimentos auferidos.
Além de serem obrigatórios, os recibos também possibilitam que os clientes deduzam esses valores de suas próprias declarações, o que aumenta a chance de serem cruzadas as informações entre o profissional e seus pacientes.
Imposto de Renda 2025: Deduções e benefícios para pessoas físicas
Não deduzir despesas corretamente
Um dos benefícios de ser um profissional liberal está na possibilidade de deduzir várias despesas diretamente relacionadas ao exercício da profissão. No entanto, diversos profissionais não sabem como realizar essas deduções corretamente, ou cometem o erro de tentar deduzir gastos que não são permitidos pela Receita Federal.
Despesas com:
- Aluguel de consultório;
- Materiais de trabalho;
- Equipamentos;
- Cursos de atualização profissional;
- e despesas com secretárias ou assistentes.
Podem ser deduzidas, desde que devidamente comprovadas. Contudo, os gastos de natureza pessoal, como alimentação, transporte ou vestuário, não podem ser deduzidos, mesmo que o profissional utilize os itens durante a prestação de serviços.
Como o Certificado Digital facilita o processo de empresas: Passo a passo para contadores
Incluir dependentes indevidamente
Outro erro bastante comum está na inclusão de dependentes indevidamente para tentar aumentar o valor das deduções. A Receita Federal possibilita a inclusão de dependentes para abatimento no Imposto de Renda, como cônjuges, filhos e outros parentes próximos, desde que dependam financeiramente do contribuinte. Contudo, a inclusão de dependentes que não se enquadram nos critérios legais pode resultar em autuações e multas.
Por exemplo: é bastante comum que os profissionais liberais tentem incluir os pais como dependentes para obter deduções, mesmo que os mesmos não dependam financeiramente do contribuinte.
Tecnologias emergentes para contadores: Como a automação pode melhorar a gestão contábil