e-CNPJ vs NF-e – quais são as principais diferenças entre esses Certificados Digitais?

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Em outros conteúdos que publicamos aqui em nosso blog, falamos tudo sobre os Certificados Digitais ICP-Brasil e-CNPJ e NF-e.

Tendo em vista que ambos são Certificados emitidos para pessoas jurídicas, talvez seja confuso diferenciar o uso de ambos. Por isso, neste texto falaremos sobre as principais diferenças entre esses dois Certificados.

 

Nesse conteúdo falaremos:

  1. O que é e-CNPJ?
  2. O que é NF-e?
  3. Quais as diferenças entre esses dois Certificados Digitais ICP-Brasil para pessoas jurídicas?

 

  1. O que é e-CNPJ?

 

O e-CNPJ é o Certificado Digital ICP-Brasil para que pessoas jurídicas possam se identificar digitalmente. Ele é como se fosse o próprio documento do representante legal da empresa no meio eletrônico.

É um Certificado Digital do tipo A e qualquer documento assinado digitalmente com esse tipo de Certificado tem sua integridade confirmada.

  1. O que é NF-e?

 

O NF-e é o Certificado Digital ICP-Brasil, também para pessoas jurídicas,  que são utilizados para assinar documentos fiscais digitalmente.

Igual ao e-CNPJ, também é um Certificado do tipo A e garante a integridade de qualquer documento que receba sua assinatura.

 

  1. Quais as diferenças entre esses dois Certificados Digitais ICP-Brasil para pessoas jurídicas?

 

O e-CNPJ tem diversos usos importantes para uma empresa, o principal deles é assinar qualquer tipo de documento digital com validade jurídica – a exemplo disso é possível assinar documentos de aquisição dos imóveis ou aluguéis em nome da empresa, novos contratos com clientes e fornecedores ou até novas contratações em qualquer setor da companhia.

O Certificado Digital para pessoas jurídicas também permite que o representante legal da empresa, realize sua autenticação para com a Receita Federal do Brasil e órgãos do governo.

O envio de documentos e dados previdenciários e trabalhistas aos órgãos responsáveis também pode ser feito com o Certificado Digital ICP-Brasil e-CNPJ, além do pagamento de tributos e a realização transações bancárias.

E, em sua principal semelhança com o NF-e, também serve para assinar notas fiscais eletrônicas.

O e-CNPJ é de extrema importância para qualquer empresa e o dono ou responsável legal deve sempre mantê-lo em mãos, pois esse Certificado tem usos em processos muito importantes da empresa.

Falando agora do NF-e, sua principal função é emitir e assinar notas fiscais eletrônicas de vários tipos (Nota Fiscal Eletrônica, Nota Fiscal Avulsa Eletrônica, Nota Fiscal de Serviço Eletrônica etc.) e conhecimentos de transporte. Essas são funções que o e-CNPJ também pode fazer.

A principal diferença é que o titular do NF-e não precisa ser o representante legal da empresa na Receita Federal. Possibilitando, assim, que o empresário nomeie um ou mais responsáveis pela emissão das notas fiscais sem compartilhar seu e-CNPJ.

Agora que as diferenças entre os Certificados Digitais ICP-Brasil para pessoas jurídicas ficaram claras, que tal emitir os Certificados da sua empresa com o Grupo QualityCert? Acesse nosso site: https://qualitycert.com.br/

 

Sobre a Qualitycert

A Qualitycert concentra diversas empresas de tecnologia e identificação digital. Nossa sólida estrutura nos permite atuar em diversos segmentos com relevância e eficiência, atendendo a vários perfis de pessoas físicas e jurídicas.

Somos credenciados a ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira habilitada para a emissão de certificados digitais ICP-Brasil e para operar como Prestador de Serviço de Suporte para o credenciamento de Autoridades de Registro em sua infraestrutura.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram