A maior habilidade que um contador pode dominar é saber como atrair novos clientes para o seu escritório de contabilidade. Inclusive, algumas pessoas dizem que a área comercial é a mais importante de todas de uma empresa de contabilidade. Sendo assim, o dono jamais poderá se afastar.
É muito mais prático contratar alguém para o operacional do que treinar um profissional para apresentar a alma da sua empresa aos possíveis clientes, não é mesmo?
Nós poderíamos falar por horas e horas para abordar essa arte de captar novos clientes contábeis, e ainda assim faltaria tempo para abordar todos os detalhes.
Veja bem, o contador é um dos profissionais mais requisitados do Brasil. Toda empresa deve contar com um profissional de confiança para manter suas contas, finanças, impostos, demonstrativos, encargos sociais e trabalhistas, etc… Em ordem!
Importância de atrair novos clientes para a contabilidade
Atuar com sucesso como um profissional contábil requer dois fatores: confiabilidade e desempenho.
No entanto, o aumento de ganhos financeiros e a conquista de um espaço no mercado, depende da obtenção de novos clientes de forma contínua.
Para os escritórios de contabilidade, isso é uma etapa muito importante. Dentre os benefícios da captação de clientes, podemos listar:
- Aumento das vendas;
- Aumento dos lucros;
- Ampliação da base de clientes;
- Crescimento do negócio.
Uma das principais ideias a ser considerada no momento de pensar em como conseguir novos clientes para a sua contabilidade é a manutenção e ampliação das áreas de atuação. A prospecção constante de novos contatos é crucial para que o negócio não se prejudique, mesmo que aconteça algum tipo de perda.
A seguir, confira algumas dicas de como atrair novos clientes para o seu escritório de contabilidade.
Perfil dos clientes: Persona
Podemos dizer que esse é o primeiro passo para captar novos clientes de contabilidade na prática.
Sendo assim, defina claramente quem é seu cliente/empresa. Veja o exemplo abaixo.
- Empresa: Grandes empresas, com pelo menos 3 filiais em outros estados, que possuem o faturamento anual de X R$, possui “tantos” colaboradores e que emita em torno de X notas fiscais no mês.
- Persona com quem fala: Diretor financeiro, normalmente casado e com filhos. Possui um ótimo padrão de vida, faculdade de ponta e MBA no currículo, detalhista e meticuloso. Gosta de futebol, churrasco e viagens.
Lembrando que poderá existir várias personas, caso seu negócio necessite.
Conte com o poder do networking
O networking ainda é uma das formas mais eficientes de captar clientes. Sendo assim, saiba que é muito importante a participação em eventos, feiras e congressos do setor contábil e empresarial para expandir sua rede de contatos e fortalecer relações profissionais.
Além disso, procure participar de fóruns online, grupos de discussão e redes sociais profissionais como o LinkedIn, por exemplo.
Compartilhe suas experiências e conhecimentos com outras pessoas, e esteja sempre de olho em novas oportunidades de conexão, como o marketing pessoal para contadores, para conquistar a confiança dos clientes e mostrar a eles que você possui propriedade e experiência sobre o seu mercado.
Posicionamento de marca
Indo da escolha de nomes para o escritório de contabilidade e passando pela identidade visual corporativa, como a logo e cores, tudo isso deve proporcionar “pistas” para que seu público entenda qual é seu real diferencial.
Sendo assim, caso você tenha optado por atender prioritariamente escritórios de advocacia, por exemplo, cores sóbrias, como azul escuro e cinza, e uma tipografia clássica, utilizando letras com serifas, seria a opção mais indicada.
Enquanto isso, para os escritórios de arquitetura, por exemplo, você pode contar com algo mais colorido, criativo, com uma tipografia de letras leves e de traços finos.
Indicação por Whatsapp
Você está começando a montar o seu escritório contábil agora e as pessoas mais próximas ainda não sabem direito o que você faz? Então comece com uma conversa e, em seguida, envie uma mensagem pedindo indicação. Confira abaixo.
“Olá, agora estou com meu próprio escritório de contabilidade e criei um pacote de serviços para ajudar pequenos comércios aqui da região a reduzirem os custos com impostos, por um valor justo. Caso você conheça alguém, temos um plano de indicação que paga 15% do primeiro honorário para quem nos indicar. Posso contar com você?“.
Caso você já conte com clientes satisfeitos, a missão é ainda mais simples. Afinal, um empresário sempre conhece outros na mesma situação.
Envie uma mensagem ou telefone para eles falando que agora existe um programa de indicação e que, a cada cliente indicado, você dá um desconto de 15% nos honorários do mês.
Ofereça um atendimento personalizado
Por fim, lembre-se que um atendimento de qualidade e personalizado é o diferencial que fará com que o seu escritório se destaque em meio a concorrência.
Quer algumas dicas? Responda rapidamente às solicitações dos clientes, adapte seus serviços às necessidades específicas de cada um e mantenha uma comunicação constante e transparente.
Sabia que oferecer um serviço de consultoria contábil pode agregar ainda mais valor ao seu atendimento? Afinal, ele irá auxiliar seus clientes a tomarem decisões financeiras mais informadas e estratégicas.
Lembre-se que demonstrar interesse verdadeiro pelo sucesso dos seus clientes e estar disponível para esclarecer dúvidas, além de oferecer suporte, faz toda a diferença na fidelização do seu público.