Ir para o conteúdo
(31) 3166-5960
Compre pelo Telefone
  • Para você
  • Para sua Empresa
Seja uma AR
  • Certificado Digital
    • Certificado Digital Pessoa Física
    • Certificado Digital Pessoa Jurídica
  • Vídeoconferência
  • Parceria
  • Suporte
  • Onde Estamos
  • Portal de Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Ricos
  • Certificado Digital
    • Certificado Digital Pessoa Física
    • Certificado Digital Pessoa Jurídica
  • Vídeoconferência
  • Parceria
  • Suporte
  • Onde Estamos
  • Portal de Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Ricos
  • Certificado Digital
    • Certificado Digital Pessoa Física
    • Certificado Digital Pessoa Jurídica
  • Contato
  • Vídeoconferência
  • Parceria
  • Suporte
  • Onde Estamos
  • Portal de Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Ricos
  • Certificado Digital
    • Certificado Digital Pessoa Física
    • Certificado Digital Pessoa Jurídica
  • Contato
  • Vídeoconferência
  • Parceria
  • Suporte
  • Onde Estamos
  • Portal de Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Ricos
  • Contabilidade
  • novembro 11, 2024

Marketing Contábil: Como atrair novos clientes

Foto de Caio Lage

Caio Lage

Compartilhe

A maior habilidade que um contador pode dominar é saber como atrair novos clientes para o seu escritório de contabilidade. Inclusive, algumas pessoas dizem que a área comercial é a mais importante de todas de uma empresa de contabilidade. Sendo assim, o dono jamais poderá se afastar.

É muito mais prático contratar alguém para o operacional do que treinar um profissional para apresentar a alma da sua empresa aos possíveis clientes, não é mesmo?

Nós poderíamos falar por horas e horas para abordar essa arte de captar novos clientes contábeis, e ainda assim faltaria tempo para abordar todos os detalhes.

Veja bem, o contador é um dos profissionais mais requisitados do Brasil. Toda empresa deve contar com um profissional de confiança para manter suas contas, finanças, impostos, demonstrativos, encargos sociais e trabalhistas, etc… Em ordem!

Importância de atrair novos clientes para a contabilidade

Atuar com sucesso como um profissional contábil requer dois fatores: confiabilidade e desempenho. 

No entanto, o aumento de ganhos financeiros e a conquista de um espaço no mercado, depende da obtenção de novos clientes de forma contínua.

Para os escritórios de contabilidade, isso é uma etapa muito importante. Dentre os benefícios da captação de clientes, podemos listar:

  • Aumento das vendas;
  • Aumento dos lucros;
  • Ampliação da base de clientes;
  • Crescimento do negócio.

Uma das principais ideias a ser considerada no momento de pensar em como conseguir novos clientes para a sua contabilidade é a manutenção e ampliação das áreas de atuação. A prospecção constante de novos contatos é crucial para que o negócio não se prejudique, mesmo que aconteça algum tipo de perda.

A seguir, confira algumas dicas de como atrair novos clientes para o seu escritório de contabilidade.

Perfil dos clientes: Persona

Podemos dizer que esse é o primeiro passo para captar novos clientes de contabilidade na prática.

Sendo assim, defina claramente quem é seu cliente/empresa. Veja o exemplo abaixo.

  • Empresa: Grandes empresas, com pelo menos 3 filiais em outros estados, que possuem o faturamento anual de X R$, possui “tantos” colaboradores e que emita em torno de X notas fiscais no mês.
  • Persona com quem fala: Diretor financeiro, normalmente casado e com filhos. Possui um ótimo padrão de vida, faculdade de ponta e MBA no currículo, detalhista e meticuloso. Gosta de futebol, churrasco e viagens.

Lembrando que poderá existir várias personas, caso seu negócio necessite.

Conte com o poder do networking

O networking ainda é uma das formas mais eficientes de captar clientes. Sendo assim, saiba que é muito importante a participação em eventos, feiras e congressos do setor contábil e empresarial para expandir sua rede de contatos e fortalecer relações profissionais.

Além disso, procure participar de fóruns online, grupos de discussão e redes sociais profissionais como o LinkedIn, por exemplo.

Compartilhe suas experiências e conhecimentos com outras pessoas, e esteja sempre de olho em novas oportunidades de conexão, como o marketing pessoal para contadores, para conquistar a confiança dos clientes e mostrar a eles que você possui propriedade e experiência sobre o seu mercado.

Posicionamento de marca

Indo da escolha de nomes para o escritório de contabilidade e passando pela identidade visual corporativa, como a logo e cores, tudo isso deve proporcionar “pistas” para que seu público entenda qual é seu real diferencial.

Sendo assim, caso você tenha optado por atender prioritariamente escritórios de advocacia, por exemplo, cores sóbrias, como azul escuro e cinza, e uma tipografia clássica, utilizando letras com serifas, seria a opção mais indicada. 

Enquanto isso, para os escritórios de arquitetura, por exemplo, você pode contar com algo mais colorido, criativo, com uma tipografia de letras leves e de traços finos.

Indicação por Whatsapp

Você está começando a montar o seu escritório contábil agora e as pessoas mais próximas ainda não sabem direito o que você faz? Então comece com uma conversa e, em seguida, envie uma mensagem pedindo indicação. Confira abaixo.

“Olá, agora estou com meu próprio escritório de contabilidade e criei um pacote de serviços para ajudar pequenos comércios aqui da região a reduzirem os custos com impostos, por um valor justo. Caso você conheça alguém, temos um plano de indicação que paga 15% do primeiro honorário para quem nos indicar. Posso contar com você?“.

Caso você já conte com clientes satisfeitos, a missão é ainda mais simples. Afinal, um empresário sempre conhece outros na mesma situação.

Envie uma mensagem ou telefone para eles falando que agora existe um programa de indicação e que, a cada cliente indicado, você dá um desconto de 15% nos honorários do mês.

Ofereça um atendimento personalizado

Por fim, lembre-se que um atendimento de qualidade e personalizado é o diferencial que fará com que o seu escritório se destaque em meio a concorrência. 

Quer algumas dicas? Responda rapidamente às solicitações dos clientes, adapte seus serviços às necessidades específicas de cada um e mantenha uma comunicação constante e transparente.

Sabia que oferecer um serviço de consultoria contábil pode agregar ainda mais valor ao seu atendimento? Afinal, ele irá auxiliar seus clientes a tomarem decisões financeiras mais informadas e estratégicas.

Lembre-se que demonstrar interesse verdadeiro pelo sucesso dos seus clientes e estar disponível para esclarecer dúvidas, além de oferecer suporte, faz toda a diferença na fidelização do seu público.

Compartilhe
Categorias
  • Certificado Digital (31)
  • Contabilidade (53)
  • Imposto (8)
  • Notícias (7)
  • SST (9)

Quem somos

  • Trabalhe Conosco
  • Nossas Unidades
  • Contato

Acesso rápido

  • Certificado pessoa Jurídica
  • Certificado pessoa Física
  • Vídeoconferência

Suporte

  • Dúvidas
  • Atendimento ao Cliente
  • Política de Cookies
logo-ICP-branca-ajustada
ITI-branca-ajustada
  • atendimento@qualitycert.com.br
  • (31) 3166-5960
Instagram Facebook Linkedin
Copyright ©2025 | Qualitycert Certificação LTDA
Qualitycert
Gerenciar Consentimento

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
O armazenamento técnico ou acesso é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}

Escolha o Estado onde deseja atendimento

Minas Gerais
Rio de Janeiro
São Paulo
Amazonas
Mato Grosso do Sul
Santa Catarina
Paraná