O mercado da ICP-Brasil

Compartilhe

Serviços eletrônicos, legislação e mobilidade exigem que as empresas atualizem o controle de identidades digitais

“As empresas que tiverem mais atenção à tecnologia de identificação digital e criptografia serão mais competitivas para manter suas operações e expandir seus negócios.”– Ney Pinheiro CEO da AC QUALITYCERT

O mercado da ICP-Brasil

A ICP-Brasil é um mercado em plena expansão uma vez que 2020 trouxe vários fatores para a definitiva consolidação da necessidade de identificação digital e sigilo. Vamos nesse artigo nos concentrar em três fatores entre os muitos que impulsionam o mercado de identificação digital.

Metas de digitalização do Brasil

Um dos grandes impulsionadores do mercado de identificação digital que despontou no ano de 2020 foram as diretrizes definidas pelo Governo Brasileiro relacionadas as metas de digitalização do País.

Ao disponibilizar mais de mil serviços eletrônicos, o governo federal incluiu a população brasileira no ambiente eletrônico e com isso está estimulando governos estaduais e municipais e também as empresas privadas de todos os portes e atividades a seguir essa tendência em oferecer serviços eletrônicos inteligentes com a utilização de autenticação para acesso e criptografia dos dados.

Lei Geral de Proteção de Dados

A LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados é uma lei forte que tem como objetivo primário proteger que os dados dos cidadãos e empresas não sejam utilizados de forma inadequada.

A sanção presidencial da entrada em vigor da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, em 18 de setembro de 2020, faz com que as empresas brasileiras passem a ter controles muito mais rigorosos em relação a privacidade e proteção de dados sensíveis sob sua custódia.

Sendo assim, as tecnologias de identificação digital e criptografia ganham relevância para que as empresas possam dispor de acessos com autenticação forte utilizados para identificação de colaboradores, clientes, usuários, fornecedores entre outros aos sistemas eletrônicos controlados pela empresa.

A segurança da informação não é mais algo a ser avaliado. É algo que deve ser implementado com urgência para que as empresas não sofram sanções regulatórias por conta da não conformidade com a LGPD.

Mobilidade imposta pela pandemia do Covid-19

A pandemia provocada pelo Coronavírus estimulou o uso do certificado digital ICP-Brasil para assinatura de documentos eletrônicos para transações comerciais e particulares como compra e venda de imóveis, procurações diversas entre outros atos civis.

Muitas empresas, mesmo com o isolamento social obrigatório, puderam manter suas transações comerciais em função da utilização de documentos eletrônicos com caráter legal.

Os certificados digitais garantem autoria, integridade, autenticidade, qualificação, confidencialidade, temporalidade e não repúdio aos atos praticados com o uso de certificados digitais ICP-Brasil.

A pandemia também provocou a aprovação da Lei  13.989 para atender o setor de saúde e possibilitar a prática da Telemedicina durante a pandemia proporcionando o acesso à consultas e prescrições médicas digitais, autorização de exames, recibos e atestados digitais.

A experimentação das facilidades trazidas pelo uso de transações eletrônicas com valor legal é uma ida sem volta. Agora gestores administrativos e jurídicos, principalmente, passam a avaliar o uso da tecnologia para assinatura de documentos eletrônicos para agilizar contratações, reduzir custos com impressões, autenticação em cartórios, correios e deslocamentos desnecessários com todas as garantias legais impostas pela legislação brasileira.

Então, as metas de digitalização do Brasil, a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e a necessidade  imposta pela pandemia do Covid-19 são apenas três vértices entre os muitos outros fatores que estão contribuindo para a expansão do uso dos certificados digitais ICP-Brasil.

Os números do ITI

Essa expansão é comprovada por meio das informações publicadas no site do ITI – Instituto Nacional da Tecnologia da Informação.

Em outubro de 2020, quando escrevemos esse artigo, ICP-Brasil conta com uma estrutura 21 Autoridades Certificadoras de 1º Nível, 102 Autoridades Certificadoras de 2° Nível e 1.851 Autoridades de Registro para atender o mercado brasileiro e internacional.

Em relação ao volume de certificados digitais ICP-Brasil, existem, atualmente, 9,5 milhões de certificados digitais ativos. A projeção do ITI para 2020 é de 6,3 milhões certificados.

Neste Link, você pode conferir os dados atualizados. https://numeros.iti.gov.br/#/cert-visao-geral

Como participar desse mercado em expansão?

Nós, da AC QUALITYCERT, iniciamos nossas atividades na ICP-Brasil como uma Autoridade de Registro e fomos crescendo de forma contínua e orgânica. Hoje, nossa rede de Autoridades de Registro concentra uma significativa participação de mercado e estamos entre as principais Autoridades Certificadoras ranqueadas por emissão de certificados.

Ao empreender no mercado ascendente da ICP-Brasil passamos a acompanhar as tendências mundiais de tecnologia o que resultou por incluir nossas outras empresas do grupo num mundo tecnológico mais avançado e seguro. Isso tem gerado para nós aumento de produtividade e performance na qualidade dos serviços que ofertamos aos nossos clientes nos seguimentos de certificação digital, contabilidade, advocacia, banco e comércio.

Entre agora mesmo em contato com a AC QUALITYCERT  e-mail contato@acqualitycert.com.br, telefone 4020-1664 ou direto no site https://acqualitycert.com.br/  e juntos vamos verificar as oportunidade de expansão de seus negócios.

 

Sobre a AC QUALITYCERT

https://acqualitycert.com.br/ 

Compartilhe

Preencha o formulário e saiba como ser um revendedor Qualitycert

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3317-7995 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO