Os benefícios da tecnologia na contabilidade

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Ao contrário de muitas previsões, a profissão de contador está muito longe de chegar ao fim com o uso da tecnologia na contabilidade. Na verdade, o que acontece é que as ferramentas tecnológicas estão facilitando o trabalho na área. Assim, o papel desse profissional passa a ser muito mais estratégico e ligado à tomada de decisão, e isso só é possível com a ajuda desses recursos.

Portanto, é preciso estar atento aos cenários e conhecer mais as possibilidades que essas ferramentas proporcionam, a fim de se conquistar o máximo potencial de eficiência no seu escritório.

Ficou curioso e quer saber mais sobre os benefícios da tecnologia na contabilidade? Então, continue a leitura!

Os principais benefícios da tecnologia na contabilidade

Além de organizar os processos e diminuir a burocracia, a tecnologia na contabilidade traz uma série de vantagens, tanto para contadores quanto para clientes. Veja, a seguir, os principais benefícios que separamos para você!

Mudanças na comunicação

Com certeza, a agilidade na comunicação dos processos — com a sua digitalização — é uma das principais vantagens proporcionadas pela tecnologia na contabilidade. Isso porque ela rompe fronteiras geográficas entre governo, contadores e clientes.

Isso é possível com o uso de plataformas digitais, nas quais a comunicação é intermediada por sistemas integrados, que aproximam todos os envolvidos na questão. Também merece destaque o fato de o contador passar a ter uma função mais estratégica, sendo responsável pelo relacionamento entre os interesses do cliente e as obrigações tributárias.

Com isso, é possível pensar em feedbacks constantes, pois, com a comunicação alinhada, é viável criar um ambiente favorável para o desenvolvimento do negócio. Isso porque, se algo sair do planejado, lá estará o contador para alertar.

Outra vantagem proporcionada pela tecnologia é que o contador pode assumir uma postura educativa, prevendo cenários e alertando quanto a processos incorretos no negócio.

Armazenamento virtual de documentos

Quem não se lembra das grandes pilhas de papel em cima das mesas dos contadores? Isso fazia com que os processos fossem demorados e extremamente burocráticos, o que tornava a experiência com o cliente extremamente cansativa. No entanto, com o uso da tecnologia, esses processos se tornaram muito mais práticos e rápidos!

Assim, a união entre contabilidade e tecnologia fez com que a demora dos processos fosse deixada para trás, visto que, no atual momento, quase todos os processos contábeis são digitais, ocupando menos espaço do que no ambiente físico.

Ainda é possível contar com a ajuda de filtros de informação e de outros recursos provenientes da tecnologia. Como consequência, temos mais economia de tempo na organização dos espaços e, como não poderia deixar de ser, de recursos.

Processos na nuvem

A migração dos processos de rotina para o ambiente de cloud computing torna a informação muito mais ágil e também segura. Isso acontece porque a transposição dos processos no ambiente digital é mais fluida. Nesse ambiente online, o acesso aos sistemas de contabilidade, assegura que as contas e as informações da companhia possam ser acessadas de qualquer lugar.

Por exemplo, imagine que o seu contador necessite da sua autorização para a emissão de um documento contábil. Com a ajuda da tecnologia em nuvem, não será necessário fazer o deslocamento para assinar um papel, já que é possível fazer a autenticação dos documentos via certificado digital, procedendo ao envio de forma imediata.

Otimização do tempo

Com os processos digitalizados, fica mais fácil a execução de atividades e a elaboração da estratégia. Ou seja, ao utilizar recursos como um sistema de gestão contábil, é possível se organizar e, assim, visualizar o que antes se apresentava em um cenário confuso e até mesmo caótico. Também é viável melhorar a rotina com o uso de aplicativos e programas.

Transformação nos processos

Machine Learning, Big Data e Inteligência Artificial são recursos usados de forma recorrente, para desenvolver soluções que contribuam para a evolução das empresas, por meio de uma eficiente gestão contábil. Para tanto, os programas e plataformas contábeis têm desenvolvido em sua programação, essas ferramentas a fim de otimizar os processos.

Nesse cenário, essas soluções são úteis não apenas para fazer o controle das rotinas, mas também para contribuir com recursos, para melhorar a execução de processos e, até mesmo, colaborar para o planejamento estratégico da companhia.

É claro que todas essas ações somente são possíveis com o suporte dos contadores, visto que a maioria dos sistemas não é capaz de interpretar dados sozinhos e muito menos de discernir as necessidades do cliente.

Sistema de integração

Com um sistema de integração contábil, você troca os dados necessários entre empresas, governos e contadores de maneira instantânea. Assim, esses sistemas tornam possível o acesso direto às informações, otimizando todos os processos.

Nesse cenário, é viável destacar como benefício da adoção dessa tecnologia na contabilidade, o aumento da produtividade. Isso acontece porque o tempo usado para acessar os dados é reduzido, facilitando todo o trabalho contábil.

Diminuição de despesas

A otimização dos trabalhos, a diminuição de tarefas, as tomadas de decisão mais rápidas e a redução de papéis, contribuem para a queda de custos na empresa. Com isso, é possível direcionar investimentos para áreas mais estratégicas das companhias, elevando o potencial do negócio do cliente.

O certificado digital por videoconferência é mais um recurso de tecnologia na contabilidade

O certificado digital é uma assinatura eletrônica indispensável para validar transações online, como a assinatura de notas fiscais e obrigações acessórias, transações bancárias, envio de declarações da empresa, entre outros.

O certificado digital online proporciona para todos os seus usuários uma grande comodidade, pois é possível emiti-lo sem sair de casa ou do escritório, o que significa uma grande economia de tempo e também de segurança. Ele pode ser emitido a qualquer tempo e, principalmente, na pandemia, onde as restrições de deslocamento são parte fundamental para combater o Coronavírus, contar com a tecnologia de vídeo se tornou essencial.

Como vimos ao longo desta leitura, são vários os benefícios trazidos pela tecnologia na contabilidade, desde a redução de tempo empregado nas tarefas, até a eliminação de papéis e de rotinas que deixam os processos muito mais burocráticos. O profissional contador, com a ajuda da tecnologia, tornou-se muito mais estratégico em suas funções, contribuindo para o desenvolvimento do negócio de seus clientes!

Para a emissão de certificado digital, a Certvideo oferece a opção de realizar esse processo por videoconferência, com segurança e tranquilidade. Se você gostou deste artigo sobre os benefícios da tecnologia na contabilidade, compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao tema!

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram