Porque e como fazer a videoconferência para emitir certificado digital ICP-Brasil?

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Dentre os aprendizados nesses últimos dois anos, durante a pandemia do coronavírus, um dos mais importantes é que podemos fazer quase tudo de forma remota utilizando a Internet e os recursos adjacentes como aplicativos, mensagens instantâneas, videoconferências para reuniões, compras e reuniões familiares.

Outra coisa, também, que todos aprendemos é que é possível assinar documentos de forma eletrônica com valor legal como contratos, declarações, procurações e até mesmo receitas médicas com prescrição de medicamentos controlados. Isso tudo com certificados digitais ICP-Brasil.

Assinar documentos por meio eletrônico é mais prático, seguro, rápido e mais barato que os antiquados documentos impressos que precisam transitar de um lado para o outro para colher as assinaturas, ter de reconhecer firmas em cartórios e por fim, ser redistribuídos para as partes envolvidas e arquivados.

E, agora adquirir o certificado digital ICP-Brasil ficou ainda mais prático quando se utiliza a videoconferência para a validação de identidade do titular.

A videoconferência é uma forma muito prática de adquirir o certificado digital ICP-Brasil e é muito útil tanto para pessoas que moram nos grandes centros urbanos, como também em cidades do interior do Brasil e até mesmo para pessoas que residem ou estão temporariamente em outros países.

E, assinou com certificado digital ICP-Brasil, tá feito!

Documentos eletrônicos assinados com os certificados digitais ICP-Brasil são infinitamente mais seguros porque possuem valor legal e a eles são atribuídos a propriedade da irrefutabilidade, ou seja, ninguém poderá recusar o que foi assinado desta forma.

Apesar disso, algumas pessoas ainda poderiam imaginar que emitir o certificado digital ICP-Brasil era complicado, demorado e caro, porém, esse conceito vem sendo descontruído com muita velocidade nesses dois últimos anos.

Quem precisou utilizar um certificado digital e fez a emissão por videoconferência, se surpreendeu, gostou e compartilhou sua experiência com familiares, colegas de trabalho e amigos.

Vale para grandes cidades, cidades do interior e para quem está fora do Brasil.

Nos grandes centros urbanos o tempo é um bem valioso para as pessoas porque os deslocamentos acabam roubando delas momentos que poderiam estar fazendo atividades mais interessantes e uteis que a de ir e vir de um lugar para o outro para tratar de assuntos burocráticos.  Desta forma, não precisar se deslocar para emitir o certificado digital ICP-Brasil é uma grande vantagem pelo ganho de tempo e eliminação de gastos totalmente descabidos nos dias de hoje.

A videoconferência evita o deslocamento das pessoas que residem ou trabalham em cidades do interior do Brasil distantes de uma Autoridade de Registro disponível para a validação presencial.

Além disso, a videoconferência pode ser feita para atender as pessoas que estão fora do Brasil.

É simples assim!

Para pessoas que tiverem a CNH – Carteira Nacional de Trânsito – ou já tiver feito algum Certificado Digital ICP-Brasil independentemente da Autoridade Certificadora ou Autoridade de Registro que emitiu, pode realizar a emissão ou a renovação de forma 100% remota.

Isso porque nessas duas situações a biometria dos dedos e da face foram colhidas e validadas anteriormente e isso é utilizado para a identificação do titular de forma remota pelos integrantes da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

As pessoas podem emitir o certificado digital ICP-Brasil por videoconferência  de sua casa, do escritório, de um hotel ou de qualquer outro local.

Basta ter seus próprios documentos já digitalizados para envio no momento da videoconferência por meio de um smartphone e ter acesso à Internet.

Simples assim. Todo o procedimento leva menos de 15 minutos considerando as orientações e explicações de cada etapa feita pelo Agente de Registro.

Como funciona a videoconferência?

A videoconferência é na pratica de um atendimento virtual, no qual é realizada a confirmação da identidade para a, posterior, emissão (entrega) do Certificado Digital.

Após o agendamento da hora e do dia, o titular receberá por e-mail, um link de acesso para o atendimento por videoconferência.

No dia e hora combinados, basta acessar um link, que é enviado ao seu e-mail, para ser atendido.

Durante a videoconferência o titular confirmará a sua identidade para a emissão e a entrega do Certificado Digital.

Passo a passo para a videoconferência

1 ª etapa – Agendamento

Para o agendamento da videoconferência, é necessário ter em mãos algumas informações, bem como:

– CPF ou CNPJ do titular;
– número da solicitação enviado previamente em seu e-mail.

2ª etapa – A Videoconferência

Acesse o link informado por e-mail no dia e horário agendado.

Recomendações sobre a videoconferência

1.     Prepare os documentos necessários

No e-mail enviado para o titular do certificado conterá as informações sobre os documentos que deverão ser enviados de acordo com o certificado solicitado, porém, clique aqui e confira os documentos necessários em cada caso.

Tenha em mãos o seu documento de identificação, no momento da videoconferência.

2.     Formato de arquivo

Os documentos devem ser enviados em formato PDF

3.     Testes

Acesse, antecipadamente, o link enviado e teste a conexão que será utilizada no momento da videoconferência, assim como o equipamento – notebook, tablet ou smartphone.

A videoconferência é muito simples mesmo!

Emita dessa forma em sua próxima aquisição do certificado digital ICP-Brasil e recomende aos clientes, amigos, colegas e familiares!

E lembre-se, que você pode aprimorar seu conhecimento sobre certificados digitais, documentos eletrônicos e a ICP-Brasil lendo nossos artigos.

Boa leitura!

 

Sobre a AC Qualitycert

A AC Qualitycert é parte do Grupo Qualitycert, que concentra diversas empresas de tecnologia e identificação digital. Nossa sólida estrutura nos permite atuar em diversos segmentos com relevância e eficiência, atendendo a vários perfis de pessoas físicas e jurídicas.

A AC Qualitycert é uma Autoridade Certificadora credenciada a ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira habilitada a emissão de certificados digitais ICP-Brasil e operar com Prestador de Serviço de Suporte para o credenciamento de Autoridades de Registro em sua infraestrutura.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

Preencha o formulário e saiba como ser um revendedor Qualitycert

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3317-7995 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO