Quem são nossos clientes

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram

“Muitas oportunidades surgiram e precisamos nos preparar para atender a grande demanda por identidades digitaisNey Pinheiro, CEO da AC QUALITYCERT

 

A entrega dos compromissos fiscais junto á Receita Federal do Brasil foi durante um longo período foi o maior impulsionador das emissões de certificados digitais ICP-Brasil. Num passado não muito distante, os usuários de Certificados Digitais estavam concentrados – cerca de 70% – entre os titulares Pessoas Jurídicas.

Segundo o site do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – em 28/06/2021 – existem no momento 10.248.855 certificados digitais ICP-Brasil ativos dos quais 51,3% foram emitidos para Pessoas Jurídicas e 48% para Pessoas Físicas. Os outros 0,7% foram emitidos para equipamentos.

Quem são nossos clientes 1

Essa redistribuição entre pessoas físicas e jurídicas, nos aponta que os Certificados Digitais ICP-Brasil estão sendo utilizados para outras finalidades além do relacionamento com a RFB, o que é uma boa notícia para o mercado.

O ano de 2020 foi um ano atípico por conta da pandemia do Coronavírus, mas a aceleração do uso de identidades digitais fortes, tanto para autenticação quanto para assinatura de documentos eletrônicos, já era uma tendencia que vinha sendo consolidada.

A pandemia, sem dúvida, contribuiu para acelerar a adoção de tecnologias que possibilitam as pessoas e empresas tocarem suas vidas e negócios de forma remota e com isso houve uma corrida pela normatização quanto ao uso de documentos eletrônicos para diversas situações – a exemplo das prescrições médicas digitais – por conta do caráter de urgência em liberar atividades e atender a sociedade.

Também as Autoridades Certificadoras e Autoridades de Registro precisaram se adequar aos novos procedimentos editados pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil para viabilizarem, por exemplo, a da emissão 100% remota por meio da videoconferência para renovação e emissão de novos certificados.

Diante desse cenário em que as transações remotas foram necessárias e viabilizadas, o perfil do usuário de Certificados Digitais ICP-Brasil mudou.

Novos perfis se juntam aos empresários, comerciantes, advogados e médicos que, a bem pouco tempo, eram os perfis dominantes entre os usuários de Certificados Digitais ICP-Brasil.

Credenciais de identidade e o novo mindset

Todo esse movimento em torno da possibilidade de comprar e vender qualquer coisa de forma remota, fechar contratos eletrônicos, consultar um médico por videoconferência e obter uma prescrição digital – mesmos para medicamentos controlados-, mudou o mindset das pessoas em relação aos documentos eletrônicos.

Assinar documentos eletrônicos não é mais uma coisa complicada

As pessoas aprenderam a fazer muita coisa de forma remota e agora entendem o que é autenticação para acesso a ambientes eletrônicos e aplicativos e o que é uma assinatura eletrônica para que sua manifestação de vontade possa ser feita a qualquer momento e de qualquer lugar.

Não poderíamos deixar de citar o portal Gov.br como um dos grandes influenciadores junto a população brasileira para o consumo de serviços eletrônicos pelo cidadão comum em seu dia-a-dia.

Existem no portal Gov.br diferentes níveis de autenticação: bronze, prata e ouro e os respectivos níveis de assinatura: simples, avançada e qualificada que, de acordo com a criticidade do serviço, é aplicada para cada tipo de autenticação/assinatura.

A autenticação Ouro e Assinatura Qualificada utilizam o Certificados Digitais ICP-Brasil e é o nível de segurança considerado mais forte e é utilizado justamente em atos mais críticos.

São milhares de serviços disponibilizados pelo Governo Brasileiro e milhões de usuários que estão experimentando na prática recursos da tecnologia para lhes proporcionar o melhor atendimento e resolver suas questões junto aos órgãos públicos sem deslocamento, sem senhas, sem filas, sem intermediários com tempo de resposta mais rápido. Tudo muito simples e intuitivo.

Quem experimenta as facilidades que a tecnologia proporciona dificilmente volta a fazer as coisas do jeito antigo é ai que ocorre a grande transformação do mindset.

Então respondendo à pergunta: quem são nossos clientes de Certificados Digitais?

Já foi muito comentado em reportagens e artigos o quanto negócios precisaram se reinventar migrando para o mundo digital para sobreviver frente às adversidades dos últimos tempos.

Esse movimento rumo ao digital forçou com que as empresas de serviços, comércio, indústria e empresas públicas repensassem a forma de se relacionar como clientes e fornecedores, assim como, revissem a segurança da informação nas comunicações internas em virtude do trabalho remoto e da ampliação do perímetro de segurança da empresa que se tornou muito mais abrangente exigindo identidades fortes e gestão de acesso.

Está acontecendo em uma velocidade inimaginável há alguns meses atras, a compra e venda de veículos e imóveis, casamentos, divórcios e a formalização de contratos em geral na forma 100% remota/digital e a tendência é cada vez mais que essa seja a opção mais natural de celebrar transações.

Estranho será se as pessoas precisarem se deslocar para assinar um contrato ou pegar a receita impressa de medicamentos controlados de uso contínuo.

Em relação a pessoas físicas, os documentos eletrônicos se aplicam para quem precisa formalizar alguma coisa e que tem como opção a praticidade do meio eletrônico para facilitar o que precisa ser feito seja para evitar deslocamentos, pela necessidade de concluir o processo em menos tempo ou pelas garantias legais conferidas ao documento eletrônico e também por envolver menos gastos relacionados.

Profissionais liberais de diversas atividades que precisam se identificar e assinar documentos com reconhecimento legal já fazem uso dos Certificados Digitais ICP-Brasil e as empresas públicas e privadas para simplificação dos processos e redução de custos mais cedo ou mais tarde vão migrar para a autenticação e assinatura com os Certificados Digitais ICP-Brasil.

Mesmo que, em alguns casos, a assinatura eletrônica avançada seja aplicável pela Medida Provisória 2.200-2 artigo 10 parágrafo 2, as pessoas optam pela assinatura digital qualificada onde o ônus da prova recai sobre quem não reconhece a assinatura digital não sob o titular do Certificado Digital.

Quem trabalha com identificação digital e Certificados Digitais ICP-Brasil precisa jogar fora o antigo “pipe de vendas” e escrever um novo incluindo diversas nova oportunidades em que a identificação digital é necessária e em situações onde os Certificados Digitais ICP-Brasil são a melhor opção.

Venha conversar com nossa equipe e veja as oportunidades que nós da AC Qualitycert já mapeamos para impulsionar o negócio de Certificados Digitais ICP-Brasil.

Sobre a AC Qualitycert

A AC Qualitycert é parte do Grupo Qualitycert, que concentra diversas empresas de tecnologia e identificação digital. Nossa sólida estrutura nos permite atuar em diversos segmentos com relevância e eficiência, atendendo a vários perfis de pessoas físicas e jurídicas.

A AC Qualitycert é uma Autoridade Certificadora credenciada a ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira habilitada a emissão de certificados digitais ICP-Brasil e operar com Prestador de Serviço de Suporte para o credenciamento de Autoridades de Registro em sua infraestrutura.

 

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram