Seus clientes estão preparados para a entrega do IRPF 2022?

Compartilhe

Todo início de ano é a mesma coisa: nessa época os escritórios contábeis começam a planejar a entrega das declarações do IRPF – Imposto de Renda Pessoas Físicas – dos seus clientes desta forma é hora de iniciar a comunicação sobre o assunto com os clientes.

A tarefa de manter os clientes bem informados sobre os documentos necessários e sobre os prazos de entrega é importante para que tudo corra bem e para evitar o retrabalho na elaboração das declarações.

Desde o primeiro “lembrete” feito pelos contadores aos seus clientes sobre o IRPF até os envios da declaração à Receita Federal dos respectivos comprovantes aos clientes existe uma considerável quantidade de troca de mensagens.

Nessa troca de mensagens por e-mails e WhatsApp e ligações, cada interação “economizada” é um ganho de tempo e ajuda na execução dessa tarefa.

Adicionalmente, os escritórios devem se preparar para uma “enxurrada” de pedidos de última hora que praticamente os obriga a montar uma força-tarefa de atendimento para dar conta dos clientes mais descansados. Sim, aqueles que deixam para os últimos dias a entrega das informações e documentos.

Geralmente, a Receita Federal recebe as declarações do Imposto de Renda para pessoa física no início do ano, entre os meses de março e abril, e não cumprir os prazos acarreta multas e pendências junto aos órgãos governamentais.

Então seria muito interessante você iniciar a organização dos documentos e se você trabalha em um escritório contábil, preparar a comunicação com seus clientes. Por esse motivo, organizamos um roteiro inicial para você preparar um plano de comunicação para a entrega do IRPF 2022.

  1. Envie uma mensagem aos seus clientes comunicando a proximidade do IRPF 2022. Aproveite a oportunidade para oferecer seus serviços e comunicar os prazos estipulados pela Receita Federal do Brasil;
  2. Recebendo ou não uma resposta dos clientes, em sua próxima mensagem fale sobre a importância em iniciar logo a organização das informações para a entrega da declaração em tempo hábil;
  3. Para os clientes que não responderam, vale um contato mais pessoal como por e-mail ou telefone;
  4. Para os clientes que responderam, em sua próxima mensagem passe as instruções de como você quer receber as informações e quais as formas mais simples e rápidas para obter os documentos.

Quem já possui um Certificado Digital ICP-Brasil terá muita facilidade em obter as informações necessárias para o IR usando os recursos:  Procuração Digital,  Declaração pre-preenchida baixada pelo e-CAC e pela consulta ao Registrado – sistema do Banco Central do Brasil sobre informações financeiras

O que pode ser consultado no Registrato?

  1. Informações sobre empréstimos e financiamentos em seu nome.
  2. Lista dos bancos e financeiras onde você possui conta ou outro tipo de relacionamento, como investimentos.
  3. Indicação das suas chaves Pixcadastradas em bancos, instituições de pagamento e outros.
  4. Consulta à dívidas inscritas em seu nomeno Cadin Federal.
  5. Relação dos seus cheques emitidosque foram devolvidos.
  6. Dados sobre operações de câmbio e transferências internacionaisque você realizou.
  7. Se você não possui conta ativa em um banco, pode emitir a certidão de inexistência de contas em bancos.

Os relatórios são sigilosos e só podem ser consultados pelo contribuinte dono do CPF ou por alguém autorizado por ele, por isso, é sempre bom que o contador tenha uma procuração eletrônica para ter esse acesso.

Sobre a Qualitycert

A Qualitycert concentra diversas empresas de tecnologia e identificação digital. Nossa sólida estrutura nos permite atuar em diversos segmentos com relevância e eficiência, atendendo a vários perfis de pessoas físicas e jurídicas.

Somos credenciados a ICP-Brasil – Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira habilitada para a emissão de certificados digitais ICP-Brasil e para operar como Prestador de Serviço de Suporte para o credenciamento de Autoridades de Registro em sua infraestrutura.

Compartilhe

Preencha o formulário e saiba como ser um revendedor Qualitycert

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3721-1860 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO

Solicite seu Certificado Digital através dos telefones
(31) 3317-7995 ou WhatsApp (31) 3166-5960

1- Certificado

2- Dispositivo

3- Período

4- Atendimento

5- Seu Certificado

*Para atendimento por videoconferência é necessário a validação biométrica por CNH ou ter registro biométrico cadastrado no PSBIO