Central de ajuda
COMO PODEMOS TE AJUDAR?

O Certificado Digital é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção das transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade. O certificado digital da ICP-Brasil, além de personificar o cidadão na rede mundial de computadores, garante, por força da legislação atual, validade jurídica aos atos praticados com o seu uso.

Não. A assinatura digitalizada é a reprodução da assinatura de próprio punho como imagem por um equipamento tipo scanner. Ela não garante a autoria e integridade do documento eletrônico, porquanto não existe uma associação inequívoca entre o assinante e o texto digitalizado, uma vez que ela pode ser facilmente copiada e inserida em outro documento.

Sim. Você pode ter quantos certificados forem necessários para atender as suas necessidades.

As principais diferenças entre esses dois tipos de certificado são a geração e o armazenamento das chaves criptográficas. O certificado digital A1 tem o par de chaves pública/privada gerado em seu computador no momento da emissão do certificado. O certificado tipo A1 tem validade de 1 (um) ano. O certificado digital A3 oferece maior segurança, pois o par de chaves é gerado em hardware (cartão inteligente ou token) que não permite a exportação ou qualquer outro tipo de reprodução ou cópia da chave privada. Com o dispositivo criptográfico (smartcard ou token) você pode transportar a sua chave privada de maneira segura, podendo utilizá-la onde você desejar.

O certificado digital armazenado em dispositivo criptográfico (smartcard ou token) são protegidos por senhas pessoais PIN e PUK. A cada utilização do certificado será solicitado o PIN (senha de utilização) da mídia (cartão ou token). Se o PIN for digitado incorretamente 3 (três) vezes, o dispositivo criptográfico será bloqueado. Para desbloqueio é necessário inserir o PUK (senha de desbloqueio) corretamente. Caso o PUK também seja inserido incorretamente 3 (três) vezes, a mídia será bloqueada e o certificado digital nela armazenado será perdido em caráter definitivo. A Qualitycert não dispõe de repositório ou banco das senhas cadastradas pelo titular, nem possui outro método de recuperá-las. As senhas são pessoais e intransferíveis, cuja responsabilidade é exclusiva de seu titular. Caso o titular tenha bloqueado seu certificado digital, será necessário revogá-lo e emitir um novo certificado digital.

Não. O certificado digital do tipo A3 tem as chaves criptográficas geradas e armazenadas em um dispositivo criptográfico (smartcard ou Token), as quais não podem ser exportadas para outro dispositivo.

A cópia de segurança só é permitida para o tipo de certificado digital A1. No navegador INTERNET EXPLORER, acessar no Menu do Navegador Ferramentas > Opções da Internet > aba Conteúdo > botão Certificados > aba Pessoal, e após: Selecionar o certificado e clicar no botão Exportar. No assistente de exportação selecionar a opção “Sim, exportar chave particular”, depois o item “Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível” e manter selecionado o item “Ativar proteção de alta segurança”. Na próxima página definir uma senha para a cópia de segurança, clique em avançar e selecionar o local para armazenamento do certificado digital A1 (Procurar), digitar um nome de arquivo (exemplo, certificado fulano de tal), se não quiser procurar um destino, é só digitar o nome do arquivo e em seguida clicar em Salvar que a cópia de segurança será salva no local definido. Avançar para concluir a exportação e pressionar.

A revogação do certificado digital significa anular toda sua validade jurídica, ou seja, efetua-se o cancelamento da certificação antes do seu vencimento. Ela pode ser solicitada a qualquer momento pelo titular do certificado, sempre que entender que exista a necessidade de realizar o seu cancelamento, devido ao comprometimento da segurança de sua chave privada, mudanças das informações do certificado, perda do dispositivo criptográfico, entre outros motivos possíveis. Para revogar o certificado digital o titular do certificado munido do código de solicitação e sua senha de revogação, que consta o termo de titularidade, deverá acessar a tela de revogação online (arqualitycert.acsoluti.com.br/site/revogar) o responsável poderá solicitar ajuda do nosso Suporte Técnico pelos canais de atendimento.

Após a validação do seu certificado digital fica impossibilitado a alteração de qualquer dado do seu certificado digital. Caso possua um certificado e pretenda fazer alterações de dados, razão social, CEI, PIS, entre outros, será necessário solicitar a revogação do certificado digital e solicitar um novo certificado com os dados atualizados.

É importante ressaltar que só se pode emitir um certificado por Procuração para Pessoa Jurídica, ou seja, Certificado Digital PJ. A primeira coisa a observar é se na cláusula dentro do documento da empresa cita que é permitido procuração ou procuradores. O certificado por procuração só poderá ser emitido se estiver escrito dentro do contrato, estatuto, etc, que pode ser nomeado procuradores. Caso não esteja desta forma, não há possibilidade de emissão por um procurador. O que deve conter na procuração para emissão por procuração: – Deverá ser pública (feita dentro do cartório); – Deverá ser específica (citar a representação perante a ICP-Brasil ou para fins de Certificação digital); – Deverá ter no máximo 90 dias.

O certificado e-CNPJ é destinado a qualquer pessoa jurídica (Empresas, Corporações, Instituições) cuja a sua situação cadastral junto a RFB esteja ativa. O e-CNPJ foi concebido para a comunicação eletrônica entre pessoas fí­sicas e a Receita Federal Brasileira. Já o NF-e foi criado especialmente para emitir as notas fiscais eletrônicas e atribuir ao funcionário responsável de sua organização a alçada necessária e restrita para emissão e gerenciamento das notas fiscais eletrônicas.

O certificado e-CPF é destinado a qualquer pessoa física cuja a sua situação cadastral junto a RFB esteja ativa. É obrigatória para o responsável legal das empresas tributadas no Lucro Presumido ou Lucro Real, ou que realizam operações de importações ou exportações, ou que contratam ou prestam serviços ao exterior.

O teste pode ser feito através do link arqualitycert.acsoluti.com.br/auth/testeseucertificado, onde poderá validar dados contidos no certificado digital e sua validade, ou acessando o Portal e-CAC da Receita Federal do Brasil, se o acesso ao Portal ocorrer sem erros, o certificado está pronto para uso, mas caso ocorra algum erro, o responsável pelo certificado digital deverá entrar em contato com nosso Suporte Técnico. Link de acesso ao Portal e-CAC: cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx

O certificado digital é válido para toda a empresa, possua ela um ou mais estabelecimentos. Assim, o certificado digital do estabelecimento de qualquer UF, seja ele matriz ou filial, pode ser utilizado para os demais estabelecimentos da empresa localizados em unidades federadas.

A instalação do certificado digital deverá obedecer ao disposto na respectiva política de certificado da Autoridade Certificadora que o forneceu. Existem certificados que podem ser instalados em mais de um computador, e certificados que não possibilitam esta prática.

O Conectividade Social é um Canal Eletrônico de Relacionamento desenvolvido pela CAIXA e disponibilizado gratuitamente às empresas. É utilizado para a transmissão, via internet e no ambiente da própria empresa, dos arquivos gerados pelo programa SEFIP – Sistema de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, sem a necessidade de encaminhamento dos disquetes ao banco quando do recolhimento de FGTS e/ou prestação de Informações à Previdência. O Conectividade Social também permite acesso a informações do FGTS dos trabalhadores vinculados à empresa, bem como a realização de outras transações relacionadas à transferência de benefícios à sociedade. Alterações cadastrais e comunicações de afastamento do empregado, também serão feitos via internet.

É um cartão criptográfico capaz de gerar e armazenar as chaves criptográficas que irão compor os certificados digitais. Uma vez geradas essas chaves, elas estarão totalmente protegidas, não sendo possível exportá-las para uma outra mídia nem retirá-las do smartcard. Mesmo que o computador seja atacado por um vírus ou, até mesmo, um hacker essas chaves estarão seguras e protegidas, não sendo expostas a risco de roubo ou violação.

Uma leitora é um dispositivo projetado para conectar um cartão inteligente a um computador. A leitora se encarregará de fazer a interface com o cartão, enquanto o computador suporta e gerencia as aplicações. Instalar uma leitora de cartões inteligentes é um procedimento simples, que dispensa conhecimentos técnicos. Uma vez instalada, a leitora permitirá o acesso seguro a serviços na Internet já preparados para a certificação digital.

O certificado digital, diferentemente dos documentos utilizados usualmente para a identificação pessoal como CPF e RG, possui um período de validade, porque a cada renovação de validade do certificado renova-se também a relação de confiança entre seu titular e a Autoridade Certificadora. Essa renovação pode ser necessária para a substituição da chave privada por uma outra tecnologicamente mais avançada ou devido a possíveis mudanças ocorridas nos dados do usuário. Essas alterações têm por objetivo tornar mais robusta a segurança em relação às técnicas de certificação e às informações contidas no certificado. Só é possível assinar um documento enquanto o certificado é válido. O período de validade do certificado digital é determinado a partir da opção feita pelo titular no momento da solicitação. Os certificados Tipo A3 – Assinatura Nível 3, gerados em mídias criptográficas variam entre 1 e 3 anos. Os certificados Tipo A1 – Assinatura Nível 1, gerados direto no computador têm validade de 1 ano. Verifique a validade do seu certificado e programe sua renovação.

Documentação correta para Ltda e EIRELI:

CERTIFICADO PJ:
1) RG e CPF ou CNH ou Passaporte ou Carteira de Órgão de Classe do responsável perante a Receita Federal;
2) Contrato social e todas as alterações ou última alteração consolidada;*
3) CNPJ;
4) Número do PIS/Nit/Nis/Pasep e CEI (Opcional);

Documentação correta para Associação, S/A, Fundação, Igreja

CERTIFICADO PJ:
1) RG e CPF ou CNH ou Passaporte ou Carteira de Órgão de Classe do responsável perante a Receita Federal;
2) Estatuto e Ata de eleição do Responsável com mandato vigente;*
3) CNPJ;
4) Número do PIS/Nit/Nis/Pasep e CEI (Opcional);

Documentação correta para Empresário Individual

CERTIFICADO PJ:
1) RG e CPF ou CNH ou Passaporte ou Carteira de Órgão de Classe do responsável perante a Receita Federal;
2) Remp Consolidado (para que seja considerado consolidado todos os campos deverão estar preenchidos).
Caso não estiver consolidado, apresentar todos as alterações e constituição;*
3) CNPJ;
4) Número do PIS/Nit/Nis/Pasep e CEI (Opcional);

1) RG e CPF ou CNH ou Passaporte ou /carteira de Órgão de Classe do responsável perante a Receita Federal;
2) Convenção de Condomínio registrada em cartório de imóveis ou Matrícula mãe ou Certidão de
individualização e Ata de eleição do síndico com mandato vigente;*
3) CNPJ;
4) Número do PIS/Nit/Nis/Pasep e CEI (Opcional);

1) RG e CPF ou CNH ou Passaporte ou Carteira de Órgão de Classe(Ex.: OAB, CRM, CREA)

2) Número do PIS/Nit/Nis/Pasep e CEI (Opcional Para empregador).

Clique aqui para testar o Certificado.

Sistema Operacional
Mídia
Tipo

Clique aqui para baixar o passo a passo da Assinatura Digital com Acrobat Reader XI

Clique aqui para baixar o manual do Assinador Digital (JsignerPDF)

Certificado Digital de modelo A3

Tenha uma visão geral sobre toda a jornada, passando pela validação até a emissão e utilização do Certificado.

Validação

É possível fazer a validação de três formas:

1. Videoconferência

Instrução Normativa nº 05 de 22 de fevereiro de 2021 do ITI, proporcionou nosso novo serviço de videoconferência, com ele você não precisa sair de casa para adquirir o seu Certificado Digital, pode fazer a compra online e a validação por videoconferência, veja quem pode aproveitar essa modalidade:

– Se você já possui um Certificado Digital de qualquer Certificadora, está apto a realizar a videoconferência.
– Se você possui uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação), também está apto.

2. Validação presencial

Nessa modalidade você escolhe a unidade mais próxima e já emite o seu Certificado na hora com a ajuda de um de nossos atendentes.

3. Validação In loco

Dessa forma você contrata o serviço e nosso atendente vai até sua residência ou escritório fazer a validação. Basta selecionar a opção no site ou via telefone e verificar disponibilidade, valores e agenda.

Passo a passo para baixar e instalar o Java

Para realizar a emissão do seu Certificado Digital, é necessário que o Java esteja instalado e atualizado em seu computador, para isso, acesse java.com e clique em “Download gratuito do Java”.

Identificação de Mídia

Para utilização do Certificado A3, é necessário ter instalado no computador o driver relativo a mídia criptográfica em que seu Certificado está armazenado. Identifique a seguir sua mídia, sistema operacional do computador e faça o download e instalação do driver.

Passo a passo para emitir o seu Certificado Digital A3

Siga as instruções dos materiais a seguir para emitir o Certificado Digital.

Teste seu Certificado

Este serviço permite que você teste o funcionamento do seu Certificado Digital e verifique a validade dele.

Emitir um Certificado

Aqui você pode emitir seu certificado digital, após o processo de validação presencial.

Você precisará do usuário e senha, contidos no Documento Reservado entregue no momento da validação presencial. Caso você tenha feito o processo de validação por videoconferência, utilize o usuário recebido no e-mail de Aprovação da solicitação e a senha criada por você no ato do agendamento.

Emitir com o “Assistente de emissão de Certificados”

Com o “Assistente de emissão de Certificados” é possível emitir certificados diretamente no seu computador.

É preciso que o Java™ esteja instalado em seu computador para que essa ferramenta de emissão do certificado funcione.

 

Instruções para inicio da emissão:

1- Clique no botão “Download do Assistente de Emissão de Certificados” para realizar o Download, logo após o término do download execute o arquivo “launch.jnlp”.

2- Irá aparecer um alerta de segurança solicitando que confirme a execução, clique em “Executar”.

Certificado Digital de modelo A1

Tenha uma visão geral sobre toda a jornada, passando pela validação até a emissão e utilização do Certificado.

Validação

É possível fazer a validação de três formas:

1. Videoconferência

Instrução Normativa nº 05 de 22 de fevereiro de 2021 do ITI, proporcionou nosso novo serviço de videoconferência, com ele você não precisa sair de casa para adquirir o seu Certificado Digital, pode fazer a compra online e a validação por videoconferência, veja quem pode aproveitar essa modalidade:

– Se você já possui um Certificado Digital de qualquer Certificadora, está apto a realizar a videoconferência.
– Se você possui uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação), também está apto.

2. Validação presencial

Nessa modalidade você escolhe a unidade mais próxima e já emite o seu Certificado na hora com a ajuda de um de nossos atendentes.

3. Validação In loco

Dessa forma você contrata o serviço e nosso atendente vai até sua residência ou escritório fazer a validação. Basta selecionar a opção no site ou via telefone e verificar disponibilidade, valores e agenda.

Passo a passo para baixar e instalar o Java

Para realizar a emissão do seu Certificado Digital, é necessário que o Java esteja instalado e atualizado em seu computador, para isso, acesse java.com e clique em “Download gratuito do Java”.

Passo a passo para emitir o seu Certificado Digital A1

Siga as instruções dos materiais a seguir para emitir o Certificado Digital.

Teste seu Certificado

Faça o teste de funcionamento do seu Certificado Digital e verifique a validade dele.

Emitir um Certificado

Aqui você pode emitir seu certificado digital, após o processo de validação presencial.

Você precisará do usuário e senha, contidos no Documento Reservado entregue no momento da validação presencial. Caso você tenha feito o processo de validação por videoconferência, utilize o usuário recebido no e-mail de Aprovação da solicitação e a senha criada por você no ato do agendamento.

Emitir com o “Assistente de emissão de Certificados”

Com o “Assistente de emissão de Certificados” é possível emitir certificados diretamente no seu computador.

É preciso que o Java™ esteja instalado em seu computador para que essa ferramenta de emissão do certificado funcione.

Instruções para inicio da emissão:

1- Clique no botão “Download do Assistente de Emissão de Certificados” para realizar o Download, logo após o término do download execute o arquivo “launch.jnlp”.

2- Irá aparecer um alerta de segurança solicitando que confirme a execução, clique em “Executar”.

Backup do Certitificado A1

1 – Mantenha um backup do seu Certificado Digital A1, em caso de perda do arquivo, você terá que adquirir um novo Certificado.

2 – Por questões de segurança, a Qualitycert não tem acesso a sua senha. Não perca sua senha ou será necessário adquirir um novo Certificado.

Clique aqui para baixar o passo a passo Consulta_QSA_REDESIM