Ir para o conteúdo
(31) 3166-5960
Compre pelo Telefone
  • Para você
  • Para sua Empresa
Seja uma AR
  • Certificado Digital
    • Certificado Digital Pessoa Física
    • Certificado Digital Pessoa Jurídica
  • Vídeoconferência
  • Parceria
  • Suporte
  • Onde Estamos
  • Portal de Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Ricos
  • Certificado Digital
    • Certificado Digital Pessoa Física
    • Certificado Digital Pessoa Jurídica
  • Vídeoconferência
  • Parceria
  • Suporte
  • Onde Estamos
  • Portal de Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Ricos
  • Certificado Digital
    • Certificado Digital Pessoa Física
    • Certificado Digital Pessoa Jurídica
  • Contato
  • Vídeoconferência
  • Parceria
  • Suporte
  • Onde Estamos
  • Portal de Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Ricos
  • Certificado Digital
    • Certificado Digital Pessoa Física
    • Certificado Digital Pessoa Jurídica
  • Contato
  • Vídeoconferência
  • Parceria
  • Suporte
  • Onde Estamos
  • Portal de Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Ricos
  • Certificado Digital
  • maio 27, 2025

Renovação de Certificado Digital: prazos, erros comuns e como evitar transtornos

Foto de Caio Lage

Caio Lage

Compartilhe

O Certificado Digital é uma ferramenta indispensável para a rotina fiscal, contábil, empresarial e jurídica no Brasil. Através dele, é possível acessar os sistemas do governo, emitir notas fiscais eletrônicas, assinar documentos com validade jurídica, transmitir declarações fiscais, entre tantas outras funções que exigem autenticidade, conformidade legal e segurança.

Certificado Digital e Segurança da Informação: Como proteger dados em tempos de vazamentos

No entanto, tão importante quanto emitir um certificado é proporcionar que o mesmo esteja sempre válido. A renovação é uma etapa crítica, quando esquecida ou negligenciada pelo usuário, e por isso, pode ocasionar transtornos como a interrupção de atividades cruciais, multas, atraso na entrega de obrigações e até perda de acesso a sistemas governamentais.

No conteúdo de hoje, a Qualitycert irá abordar tudo aquilo que os contadores e empresários devem saber a respeito da renovação do Certificado Digital: 

  • Os prazos corretos;
  • Os erros mais comuns cometidos durante o processo;
  • Os impactos da não renovação em tempo hábil;
  • Como evitar transtornos com uma gestão proativa e bem organizada.
  • e muito mais.

Este é um conteúdo essencial para aqueles que desejam garantir segurança jurídica, continuidade operacional e tranquilidade nas rotinas digitais. Vamos lá!? Boa leitura.

Certificado Digital e Contabilidade 4.0: O futuro da profissão

O que é o Certificado Digital?

Os certificados digitais são versões eletrônicas do CNPJ e do CPF, com validade jurídica. Na prática, eles são como arquivos digitais que o usuário instala no computador e, assim, pode utilizar para poder comprovar sua identidade. A própria existência do certificado funciona como uma assinatura em um documento impresso. 

Assim como as assinaturas precisam ser reconhecidas em cartório, vale ressaltar que os certificados digitais precisam ser emitidos por empresas certificadas pela Receita Federal. Além disso, é indispensável que você comprove sua identidade para emitir o certificado digital. Após isso, você deve protegê-lo muito bem, para evitar a utilização indevida. 

A importância do Certificado Digital na declaração do Imposto de Renda

A infraestrutura de um certificado digital é baseada em tecnologia de criptografia, que assegura a autenticidade e a integridade dos dados que são trocados em ambiente eletrônico. E o que isso significa? Que as informações assinadas ou enviadas utilizando um certificado digital não podem ser alteradas ou forjadas, proporcionando, assim, confiabilidade e segurança.

Existem diferentes tipos de certificados digitais, sendo os mais comuns deles, o A1 e o A3:

Emita seu Certificado Digital com a Qualitycert

  • Certificado A1: É armazenado em software, pode ser instalado diretamente nos computadores ou servidores. Ele possui validade de um ano e é mais prático para quem precisa utilizá-lo em diferentes dispositivos.
  • Certificado A3: É armazenado em um hardware (cartão ou token), possui validade de até três anos. Ele é considerado mais seguro por estar fisicamente protegido contra acessos não autorizados.

Lembre-se que esses certificados são emitidos por Autoridades Certificadoras (ACs), que são entidades confiáveis autorizadas pelo governo para gerar, validar e revogar certificados digitais.

Seja um parceiro Qualitycert

Assim como as assinaturas precisam ser reconhecidas em cartório, vale ressaltar que os certificados digitais precisam ser emitidos por empresas certificadas pela Receita Federal. Além disso, é indispensável que você comprove sua identidade para emitir o certificado digital. Após isso, você deve protegê-lo muito bem, para evitar a utilização indevida. 

Com o certificado digital é possível:

  • Assinar e enviar documentos digitais (contratos, acordos, recibos, promissórias, declarações, etc.) com assinatura eletrônica;
  • Assinar NF-e, escriturações contábeis e fiscais;
  • Emitir passaportes, carteiras de habilitação e diplomas universitários;
  • Enviar declarações de Imposto de Renda à Receita;
  • Enviar informações da empresa pelo sistema eSocial e SPED;
  • Enviar declarações e obrigações acessórias da empresa aos órgãos do governo; 
  • Fazer login em ambientes restritos como o Portal e-CAC da Receita Federal;
  • Participar de leilões eletrônicos e criar procurações eletrônicas;
  • Realizar transações bancárias online com segurança.

A lista acima representa apenas algumas das funções do certificado digital na contabilidade, o que acaba incluindo várias obrigações que as empresas devem cumprir anualmente. 

Certificado Digital e experiência do cliente: Como melhorar o atendimento em escritórios contábeis 

Impactos da não renovação no tempo certo

  • Deixar um certificado vencer pode causar prejuízos diretos à operação contábil e empresarial. Entre os principais impactos podemos destacar:
  • Impossibilidade de transmitir obrigações acessórias (como DCTFWeb, eSocial, EFD-Reinf);
  • Impedimento de acessar portais como e-CAC, Conectividade Social e SEFAZ;
  • **Invalidação de assinaturas eletrônicas em contratos e documentos;
  • **Perda de prazos fiscais e aplicação de multas;
  • Prejuízo à imagem do escritório junto a clientes, por falhas operacionais.

A renovação no tempo certo evita interrupções e protege a reputação, bem como a produtividade do negócio.

A importância do Certificado Digital na prestação de contas ao fisco

Como estruturar uma rotina de controle de validade e alertas

Uma gestão eficiente da validade dos certificados depende muito da organização e processos automatizados. A seguir, confira algumas dicas de como montar essa rotina:

  • Crie uma planilha ou sistema com todos os certificados ativos e respectivas datas de expiração;
  • Defina os responsáveis pela gestão e renovação desses certificados;
  • Estabeleça alertas com 60, 30 e 20 dias antes do vencimento;
  • Automatize notificações por e-mail ou ferramentas de gestão de tarefas;
  • Realize a renovação com no mínimo 10 dias de antecedência.

Em caso de grandes volumes, considere plataformas que disponibilizam o gerenciamento centralizado de certificados.

O Certificado Digital como ferramenta de conformidade tributária: Evite multas e problemas fiscais

Prepare-se com antecedência para a renovação do Certificado Digital

A renovação não pode ser realizada depois da expiração do certificado digital, uma vez que ele se torna inválido quando isso acontece. Portanto, para evitar qualquer tipo de problema, recomenda-se que a renovação seja solicitada com pelo menos 30 dias de antecedência em relação ao vencimento, sobretudo quando há necessidade de validação presencial.

O papel do Certificado Digital no futuro da contabilidade

Com isso, o responsável poderá tranquilamente listar os requisitos, checá-los e, sendo preciso, resolver possíveis pendências, como solicitar uma segunda via de algum documento insubstituível.

A antecedência também é extremamente importante porque a renovação só será concluída quando as novas chaves (pública e privada) forem emitidas, depois da assinatura virtual ou presencial, e a nova certificação ficar disponível ao usuário. Ou seja, estar com a visita presencial marcada para o último dia de validade não garante que tudo acontecerá sem problemas, tenha em mente que qualquer tipo de contratempo poderá atrapalhar o processo e atrasá-lo em um dia, o que desrespeitaria o prazo.

Certificado Digital e eSocial: Simplificando a folha de pagamento

Renovar com segurança: boas práticas no processo

Para garantir que a renovação aconteça sem erros ou atrasos, siga algumas boas práticas que vamos listar logo abaixo:

  • Atualize os dados cadastrais do titular ou da organização antes de iniciar a renovação;
  • Escolha uma Autoridade Certificadora confiável e com suporte técnico ágil;
  • Opte por renovação por videoconferência quando possível, ganhando praticidade;
  • Verifique se há procuração eletrônica válida no caso de representantes legais;
  • No caso de certificados A3, mantenha o token ou cartão em local seguro e com fácil acesso.

e-CNPJ: Como ele facilita o cumprimento das obrigações fiscais 

Renove seu Certificado Digital com a Videoconferência da Qualitycert

Renovar o seu Certificado Digital na Qualitycert é muito mais fácil! Afinal, não é mais necessário a instalação de nenhum aplicativo. Se tiver a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou já tiver feito algum Certificado Digital, você pode realizar a renovação através da nossa videoconferência.

Veja como funciona o processo!

Como funciona

Trata-se de um atendimento virtual, no qual é realizada a confirmação da identidade para a, posterior, emissão (entrega) do Certificado Digital. No dia e hora combinados, basta acessar um link, que é enviado ao seu e-mail, para ser atendido.

O atendimento por videoconferência nada mais é que um atendimento de forma 100% virtual. Durante a videoconferência o titular irá confirmar a sua identidade para a emissão e a entrega do Certificado Digital.

Após o agendamento da hora e do dia, você receberá por e-mail, um link de acesso para o atendimento por videoconferência.

Certificado Digital como ferramenta de compliance para contadores

Agendamento

Para o agendamento da videoconferência, é necessário ter em mãos algumas informações, bem como:

  • CPF ou CNPJ do titular;
  • Número da solicitação enviado previamente em seu e-mail.

Conheça o ecossistema Qualitycert

Como enviar a documentação necessária

Você receberá um e-mail informando todos os documentos (que devem ser em PDF) necessários após o agendamento do atendimento por videoconferência.

Caso você não tenha localizado essas informações em sua caixa de entrada, confira se o e-mail não caiu no lixo eletrônico ou no spam.

Prepare-se para a videoconferência

  • Teste previamente o seu notebook, tablet ou smartphone;
  • Acesse o link enviado em seu e-mail um pouco antes do dia e horário agendado;
  • Tenha em mãos o seu documento de identificação.

Certificado Digital para MEIs e pequenas empresas: Impactos no dia a dia da contabilidade

Certificados vencidos: o que fazer quando a renovação não foi feita a tempo

Mesmo com todos os cuidados, é possível que o Certificado Digital expire antes da renovação. Quando isso ocorre, é importante agir rapidamente para evitar impactos maiores. Confira os passos recomendados:

  • Verifique o tipo de certificado e se há prazo para renovação com reaproveitamento de dados (geralmente até 30 dias após o vencimento);
  • Se não for possível renovar, será necessário emitir um novo certificado com validação presencial ou por videoconferência;
  • Atualize imediatamente os dados nos portais que utilizam o certificado (e-CAC, Conectividade Social, Sefaz etc.);
  • Revogue o certificado anterior para evitar riscos de utilização indevida;
  • Implemente uma nova rotina de controle para evitar reincidência.

O poder do contador no processo de obtenção do certificado digital para pequenas empresas

Renovação em grandes empresas: desafios e soluções em escala

Organizações que trabalham com um alto volume de certificados, como escritórios contábeis, grupos empresariais e instituições financeiras, enfrentam desafios adicionais, como:

  • Dificuldade de acompanhar dezenas ou centenas de datas de vencimento diferentes;
  • Gestão de múltiplos responsáveis legais e procuradores;
  • Integração entre sistemas internos e autoridades certificadoras.

Para esses casos, a solução se encontra em:

  • Plataformas de gestão de certificados com painéis unificados e alertas automáticos;
  • Certificados em nuvem com múltiplos níveis de permissão e controle;
  • Parcerias com ACs que oferecem renovação em lote e suporte personalizado para equipes administrativas.

Auditoria Contábil: Como a Certificação Digital facilita a verificação e validação dos documentos fiscais 

Como transformar a renovação em um diferencial competitivo

No lugar de tratar a renovação como uma tarefa burocrática, os escritórios contábeis podem usá-la como uma oportunidade estratégica:

  • Ofereça a renovação como serviço adicional aos clientes, com agendamento proativo;
  • Utilize a ocasião para revisar dados cadastrais, propor atualizações e estreitar o relacionamento;
  • Eduque o cliente sobre os riscos de operar com certificado vencido e como evitá-los;
  • Fortaleça a imagem do escritório como parceiro confiável e atualizado com as exigências digitais.

Além de evitar transtornos, esse posicionamento também gera receitas recorrentes e valor agregado para os serviços contábeis.

O Certificado Digital como ferramenta de conformidade tributária: evite multas e problemas fiscais 

Esteja atento a algumas proibições

A falta de cuidado com o prazo poderá impedir a renovação do Certificado Digital, assim como também não existe a possibilidade de renová-lo fazendo alterações. Veja o que você precisa saber sobre os casos específicos mais comuns:

Não é possível renovar o Certificado Digital expirado ou revogado

Não deixe para renovar o seu documento depois do término da validade pelos motivos listados acima. Caso isso aconteça, será necessário emitir um novo certificado, seguindo o mesmo procedimento realizado em sua emissão.

E se você tiver revogado a certificação por algum motivo, como perspectiva de não utilizá-la novamente, não poderá renová-la porque a revogação também a invalida. Então, é necessário emitir uma nova.

Como o Certificado Digital pode ajudar sua contabilidade a aumentar a carteira de clientes 

Não é possível renovar o certificado e mudar seu tipo

Também não existe a possibilidade de renovar a certificação alterando seu perfil. O certificado A1, válido por um ano e obtido com software de instalação, não pode ser renovado e transformado em A3, que vale por três anos e é utilizado com hardware, em smart card ou token USB. 

E um e-CNPJ, caso a empresa seja fechada, por exemplo, não poderá mudar para um e-CPF para que o representante continue utilizando com fins pessoais.

Para a alteração de modelo, é necessário revogar o certificado original e requisitar o segundo. Já para obter um e-CPF não é obrigatório revogar o e-CNPJ, mas é preciso adquiri-lo normalmente.

Mande para o seu cliente para que serve o certificado digital

Como o Certificado Digital comprova a identidade de alguém

A forma como o certificado digital comprova a identidade de uma pessoa ou de uma empresa é praticamente inviolável, sendo aceita legalmente. O sistema conta com um par de chaves criptográficas que nunca se repetem. São elas:

  • Chave Privada: Ela serve para criptografar dados que atestam a identidade sobre a pessoa ou a empresa, seja para acessar um sistema ou para assinar um documento eletrônico. Só terá acesso a essa chave quem está autorizado a utilizar o certificado que a gerou;
  • Chave Pública: Compartilhada com quem precisa decodificar a criptografia das informações que atestam a identidade para que seja reconhecida e aceita. Essa chave é pública e só serve para decodificar aquilo que foi criptografado utilizando a chave privada criada junto dela.

Tenha em mente que para validar uma assinatura digital, o certificado vincula a ela um arquivo eletrônico com dados a respeito da pessoa ou da empresa para atestar a quem ela pertence e que foi feita por quem pode utilizá-la legalmente.

A assinatura digital e o arquivo são protegidos por criptografia pelo certificado digital, que necessita, obrigatoriamente, ter sido emitido por uma autoridade certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação — ITI.

Controle de dados: Como analisar métricas para otimizar o faturamento

Como a legislação trata a validade e renovação do Certificado Digital

A infraestrutura da ICP-Brasil, que é a responsável por regulamentar os certificados digitais no país, estabelece as diretrizes sobre prazos, utilização, renovação e revogação. De acordo com as regras da ICP-Brasil:

  • Certificados A1 possuem validade de 12 meses;
  • Certificados A3 podem ter validade de até 36 meses;
  • A renovação deve ser realizada antes da expiração para garantir continuidade sem necessidade de nova validação presencial;
  • Caso o prazo expire, será obrigatória a emissão de um novo certificado, com validação completa dos dados.

As organizações que operam com certificados precisam seguir essas normas para manter a conformidade legal, sobretudo em ambientes de fiscalização ou auditoria.

Certificado Digital: O papel na Gestão de SST

Diferenças entre renovação e revogação de Certificado Digital

É comum que diversos profissionais confundam os conceitos de renovação e revogação. Compreender a diferença entre eles é crucial para tomar as decisões adequadas, veja o que é cada um:

  • Renovação: Acontece quando o titular deseja estender a validade do certificado, normalmente próximo ao vencimento, sem perder os dados vinculados. Pode ser realizada de maneira simplificada, sobretudo se o titular não tiver alterado dados cadastrais.
  • Revogação: Nada mais é do que a anulação do certificado antes do fim da validade. Precisa ser feita em casos como perda, roubo, mudança de dados que invalidam a certificação ou suspeita de uso indevido.

Saber quando renovar e quando revogar é uma questão de segurança. Lembre-se que revogar um certificado vencido e emitir um novo pode ser o caminho mais seguro nos casos de comprometimento da integridade do dispositivo.

Contabilidade e Inteligência Artificial: Como a Certificação Digital potencializa a automação avançada 

O papel da renovação na continuidade operacional

O certificado digital está diretamente ligado à operação diária dos escritórios de contabilidade e organizações. Por isso, a renovação é parte da estratégia de continuidade do negócio. Quando o certificado vence, várias áreas são afetadas:

  • Faturamento: Emissão de NF-e e NFS-e é interrompida;
  • Departamento pessoal: Envio de eSocial fica bloqueado;
  • Fiscal: Obrigações acessórias como DCTFWeb não são transmitidas;
  • Financeiro: Operações com bancos digitais e sistemas de cobrança são interrompidas;
  • Jurídico: Impossibilidade de assinar digitalmente contratos e documentos legais.

Sendo assim, a renovação é mais do que uma mera formalidade! Afinal, ela é um mecanismo crucial para garantir que o negócio continue operando com normalidade, sem interrupções ou prejuízos.

Como organizar a contabilidade do seu escritório para encantar e reter clientes em 2025

Conte com a Qualitycert (somos a empresa parceira do empresário e do contador)

Na Qualitycert nós cultivamos parcerias duradouras. Como uma Autoridade certificadora e Autoridade de registro, dedicamos nossa tecnologia e suporte para simplificar e proteger a vida de empresários e contadores em todo o Brasil.

Seja um parceiro Qualitycert!

Oferecemos soluções que facilitam operações diárias e fortalecem negócios, com serviços como suporte premiado e videoconferência 24 horas e serviço in loco, garantindo que nossos parceiros sejam atendidos da melhor forma possível, onde estiverem.

Nosso compromisso se estende por todas as regiões do país, fazendo da Qualitycert a escolha número um para os melhores escritórios de contabilidade. Valorizamos a segurança, a integridade e a inovação, posicionando-nos não só como fornecedores, mas como verdadeiros aliados estratégicos.

Com a Qualitycert, você tem mais do que um serviço de certificação digital, você tem um parceiro comprometido com o seu sucesso duradouro.

Entre em contato com a nossa equipe!

Conclusão

A renovação do Certificado Digital é uma etapa crucial na jornada de digitalização segura das empresas e escritórios contábeis. Longe de ser uma burocracia pontual, é um processo estratégico que proporciona a continuidade das operações, a validade jurídica dos documentos e o acesso ininterrupto aos sistemas governamentais.

Ignorar esses prazos ou cometer erros simples nesse processo pode ocasionar impactos graves, de multas e atrasos à paralisação total de atividades essenciais. Por outro lado, a partir do momento que é bem gerida, a renovação se torna uma prática que reforça a segurança, a eficiência e a confiabilidade do negócio.

Para isso, é indispensável manter um controle rigoroso sobre os vencimentos, capacitar sua equipe, escolher boas soluções tecnológicas (como os certificados em nuvem) e contar com uma Autoridade Certificadora confiável. Nesse cenário, a Qualitycert se posiciona como parceira estratégica ao disponibilizar soluções modernas, suporte técnico especializado e ferramentas que automatizam e simplificam a gestão da certificação digital.

Tratamos a renovação com o cuidado que ela exige! Com isso, contadores e empresários não apenas evitam transtornos, mas também fortalecem a estrutura digital da empresa, garantindo segurança jurídica e tranquilidade para crescer com toda solidez necessária no mundo digital.

Compartilhe
Categorias
  • Certificado Digital (36)
  • Contabilidade (54)
  • Imposto (8)
  • LGPD (1)
  • Notícias (7)
  • SST (9)

Quem somos

  • Trabalhe Conosco
  • Nossas Unidades
  • Contato

Acesso rápido

  • Certificado pessoa Jurídica
  • Certificado pessoa Física
  • Vídeoconferência

Suporte

  • Dúvidas
  • Atendimento ao Cliente
  • Política de Cookies
logo-ICP-branca-ajustada
ITI-branca-ajustada
  • atendimento@qualitycert.com.br
  • (31) 3166-5960
Instagram Facebook Linkedin
Copyright ©2025 | Qualitycert Certificação LTDA
Qualitycert
Gerenciar Consentimento

Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. The technical storage or access that is used exclusively for anonymous statistical purposes. Without a subpoena, voluntary compliance on the part of your Internet Service Provider, or additional records from a third party, information stored or retrieved for this purpose alone cannot usually be used to identify you.
Marketing
O armazenamento técnico ou acesso é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}

Escolha o Estado onde deseja atendimento

Minas Gerais
Rio de Janeiro
São Paulo
Amazonas
Mato Grosso do Sul
Santa Catarina
Paraná