Proposta de Valor: Em um mercado que se encontra cada vez mais competitivo, o setor da contabilidade, que popularmente era visto como uma função simplesmente técnica, evoluiu e se tornou um pilar estratégico nas empresas.
Contudo, para que esse papel estratégico possa ser reconhecido e valorizado pelos clientes, a comunicação clara da proposta de valor se tornou essencial. Afinal, além de ter o domínio técnico, o contador precisa saber comunicar de maneira eficaz os benefícios de seus serviços e como eles impactam diretamente o sucesso do cliente.
Lembre-se que mesmo sem uma comunicação eficiente, até mesmo as melhores soluções contábeis podem passar despercebidas. No conteúdo de hoje, a Qualitycert irá discutir como a clareza na comunicação é capaz de fortalecer o relacionamento com os clientes e garantir que o real valor dos serviços contábeis possa ser compreendido.
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O que é uma proposta de valor
A proposta de valor nada mais é do que a promessa que sua empresa faz aos seus clientes em termos de como seus serviços podem resolver problemas ou melhorar a vida deles.
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Na proposta ela deverá responder à pergunta: por que os clientes devem escolher você em vez da concorrência? Lembre-se que ela é a espinha dorsal do seu marketing e das suas estratégias de vendas, uma vez que orienta toda a comunicação com o cliente.
Diferentemente do que ocorre em uma simples lista de serviços ou produtos, a proposta de valor existe para focar nos benefícios tangíveis e intangíveis que o cliente obterá ao escolher pelo seu escritório de contabilidade. Ela precisa estar alinhada às necessidades e desejos do público-alvo, abordando de maneira clara e objetiva como seu serviço é a solução ideal para os desafios que ele enfrenta.
Para criar uma proposta de valor que se destaque, é preciso compreender que ela não pode ser genérica. Afinal, cada proposta de valor precisa ser única, alinhada aos diferenciais do seu negócio e às expectativas do seu público. Ela deve destacar os aspectos exclusivos que sua contabilidade disponibiliza e que são difíceis de encontrar nos demais escritórios.
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Proposta de Valor: O impacto da comunicação clara
Uma comunicação clara faz toda a diferença no momento de realizar a proposta. Afinal, ela auxilia a transformar complexidade em simplicidade e deixa os benefícios dos serviços contábeis mais acessíveis para os “leigos”.
Utilizando uma linguagem direta e objetiva, os profissionais contábeis conseguem educar seus clientes a respeito do impacto que a contabilidade possui no negócio deles, indo desde a otimização tributária até mesmo o controle financeiro.
Tenha em mente que os clientes bem informados possuem mais chances de reconhecer o valor dos serviços oferecidos e, consequentemente, de manter um relacionamento duradouro com o contador.
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Simplifique o técnico para o prático
Você sabia que um dos maiores desafios da contabilidade é a tradução de conceitos técnicos para uma linguagem acessível? Diversos empresários não possuem o conhecimento necessário para entender termos como “balanço patrimonial”, “provisões”, ou “lucro presumido”.
Por isso, é crucial que o contador seja capaz de explicar como esses conceitos podem impactar o negócio, utilizando exemplos práticos. Por exemplo: no lugar de falar a respeito da “redução da alíquota do imposto”, procure explicar que “esse serviço vai auxiliar a economizar 15% em impostos no próximo trimestre”. Isso, com certeza, fará toda a diferença na compreensão do cliente.
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Utilize a comunicação clara como fator de confiança
Lembre-se que a confiança é a base para qualquer relacionamento comercial, e no setor contábil, essa confiança é ainda mais crítica. Afinal, uma comunicação clara proporciona segurança, uma vez que o cliente percebe que o contador já domina o assunto e sabe como explicar de uma maneira que ele entenda.
Além disso, vale ressaltar que uma boa comunicação também é capaz de evitar mal-entendidos, o que pode acabar comprometendo a credibilidade do contador. Através de uma comunicação aberta e transparente, os clientes passam a se sentir mais confortáveis em compartilhar suas preocupações e em confiar nas orientações dadas.
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Proposta de valor personalizada
Tenha em mente que cada cliente é único, e isso precisa ser refletido na proposta de valor. Ao criar uma proposta de valor personalizada, o profissional contábil demonstra que entende e compreende as necessidades específicas de cada negócio.
Veja só: um cliente do setor de serviços, pode dar mais valor a gestão de fluxo de caixa, enquanto isso, um cliente do varejo pode estar mais interessado na otimização de estoques e tributos. Comunicar de maneira clara como os serviços contábeis estão alinhados com as metas e desafios de cada cliente reforça o valor da parceria.
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Ferramentas e canais de comunicação eficazes
Para proporcionar uma comunicação clara, é necessário utilizar as ferramentas corretas. Relatórios contábeis, por exemplo, precisam ser visualmente simples e de rápida leitura.
Utilizando gráficos e tabelas explicativas, o profissional contábil pode deixar a análise financeira mais acessível. Além disso, canais como reuniões periódicas, e-mails com informações personalizadas e newsletters também podem ser grandes aliados na manutenção de uma comunicação assertiva e regular.
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Proposta de Valor: Os desafios de uma comunicação eficaz
Mesmo sabendo da importância, diversos contadores ainda acabam enfrentando dificuldades em estabelecer uma comunicação eficaz com seus clientes.
Entre os principais desafios, podemos destacar o uso de jargões técnicos, a falta de personalização nas explicações e o tempo limitado para se dedicar a uma comunicação mais cuidadosa. No entanto, lembre-se que superar esses desafios irá te proporcionar benefícios a longo prazo, tanto para a satisfação do seu cliente quanto para o reconhecimento do valor do serviço que é prestado.
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